A Prefeitura de Sorriso, em parceria com Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), lançou hoje (04) o projeto “Águias do Amanhã”, que será desenvolvido nas escolas do município.  O projeto tem objetivo influenciar na formação ética de cidadãos e tem como público alvo crianças a partir de três anos até adolescentes na fase escolar.

“Quando idealizamos a criação da Base do Ciopaer aqui em Sorriso, já sabíamos que o índice de criminalidade ia ser baixo, por isso desde o início já planejávamos um projeto social, porque não acreditamos que o encarceramento de pessoas seja o único meio de resolver a criminalidade, mas sim a prevenção social. Então queremos influenciar de forma positiva através do nosso trabalho, com visitações a unidade e palestras. Apresentando para essas crianças que é possível vencer, ser um piloto, ou um policial, trabalhando e conquistando tudo pelos meios legais e de forma justa”, explicou o Tenente Coronel Flávio Ramalho dos Santos.

Dentro do projeto terá um concurso em duas categorias: redação sobre a base do Ciopaer, para os alfabetizados, e um desenho sobre a base do Ciopaer para as crianças não alfabetizadas. O ganhador de cada categoria terá como premiação um voo panorâmico de helicóptero. Os alunos ganhadores serão acompanhados no voo pelos seus respectivos professores.  O projeto terá duração de três meses e a premiação será no dia 1º de dezembro. Para fazer redação ou o desenho os participantes têm que ter feito à visita a unidade.

Segundo dados do Ciopaer, 2.728 crianças de 28 escolas já visitaram a Base. “Os alunos que já visitaram nossa estrutura, que fica junto ao aeroporto, já podem fazer a redação, ou o desenho, e entregar para o professor. E aqueles alunos que não fizeram ainda a visita, terão a oportunidade até o mês de novembro para estar fazendo a visita e concorrer os dois vôos de helicóptero, um para redação e outro para o desenho”, ressaltou o comandante Ramalho.

O agendamento para a visitação é feito na secretaria de educação. A Secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, participou do lançamento do projeto. “Para as escolas e para sociedade num contexto geral é muito importante essa aproximação das crianças com as forças de segurança para que elas cresçam com essa proximidade e desenvolve essa sensação de poder confiar nos agentes de segurança que estão próximo de nós. Então com esse vínculo nossas crianças crescem com o entendimento que estamos todos juntos para a cada dia fazer uma sociedade melhor”, contou a secretária.

Para o prefeito Ari Lafin, projeto como esse é importante na formação de bons cidadãos. “Esse é mais um projeto maravilhoso na área de segurança pública, que visa fortalecer a rede de proteção a nossas crianças e adolescentes, influenciando de forma muito positiva a formação dos futuros cidadãos, e é claro as forças de segurança estando cada vez mais próximos das famílias”, disse