Após a municipalização e com o termo de fomento assinado nesta manhã, a Associação de Produtores assume a responsabilidade sobre a operação, arrecadação, guarda e manutenção corretiva e preventiva do pedágio da Rodovia. Na prática, a Associação será responsável pelo pedágio e pela manutenção da via. A expectativa de arrecadação com o pedágio é de cerca de R$ 2,2 milhões ao ano, que serão totalmente investidos na via.

As Rodovias do Barreiro compreendem os trechos das MTs 487 e 443; especificamente a MT 487 deverá se chamar SR 001 (Sorriso 001). Em extensão são 59,97 quilômetros da MT 487, do entroncamento com a BR-163 até o entroncamento com a MT 222. E mais 37,59 quilômetros da MT 443, entre o entroncamento com a MT 487 e o entroncamento com a MT 242.

No momento da assinatura do termo, integrantes da Associação ressaltaram que este é um projeto-piloto que pode ser exemplo para outros municípios, garantindo a manutenção de estradas. O presidente do Sindicato Rural, Sadi Beledelli, também frisou o protagonismo do Executivo Municipal em pleitear a causa. “O processo se deu de uma forma muito rápida; agradecemos a coragem do Ari em trazer a rodovia de volta para o Município”, disse.

Já o prefeito complementou que o dia de hoje é histórico. “Marca o início de um novo processo; estamos animados em buscar a municipalização de outras rodovias que cortam o Município, pois acreditamos que facilitará a manutenção dessas vias”.

Acompanhado do vice-prefeito, Gerson Bicego, Ari ainda lembrou que a conquista é mérito de todos que atuaram tanto para a municipalização da via quanto para a concessão à Associação.

Responsável, juntamente com a equipe técnica, por toda a documentação que efetivou a concessão, o secretário da Cidade, Ednílson Oliveira, também ressaltou que a ação é uma soma de esforços. “Mais uma vez reafirmamos a importância da parceria público-privada; o termo hoje celebrado em Sorriso poderá servir de modelo para outros pontos do Estado”, completa.

Relembre:

Dentro do lote de R$ 80 milhões em investimentos em infraestrutura executados pelo Governo do Estado em Sorriso recentemente, R$ 9 milhões tiveram como destino a restauração de 55 quilômetros de trechos já asfaltado nas duas MTs. Outros R$ 20 milhões devem garantir que outros trechos, ainda de terra, passarão a contar com pavimentação.

Pois bem, com essa melhoria da região, o pedido do Estado foi para que as cancelas fossem abertas e a Associação de Produtores do Barreiro, que atuava na manutenção dos trechos, deixasse de cobrar o pedágio. No entanto, a argumentação dos produtores é que, com a melhoria do trecho, o tráfego de veículos triplicou na região, o que, consequentemente, vai impactar na necessidade de manutenção das vias. Devido a isso, os agricultores solicitaram a concessão da via, termo assinado nesta manhã.