As propostas que serão patrocinadas, inscritas no edital lançado em junho, foram habilitadas pela Comissão de Análise Técnica e encaminhadas à Comissão de Avaliação e Seleção, formada por membros titulares do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Sorriso. Ao todo, foram 17 produtores culturais selecionados em seis segmentos, com destinação total de R$ 354,5 mil em recursos municipais. Os contemplados realizarão eventos de capoeira, teatro, produção de curta-metragem de cinema e documentário, exposições artísticas, festival de dança, feira de artesanato e confecção de esculturas. O programa contempla ainda, a segunda etapa (final) de pintura dos viadutos e restauração de 27 esculturas do acervo da Prefeitura localizadas em espaços públicos.

Confira as propostas que serão patrocinadas pelo Promic Festival de Cultura 2021:

Na categoria “Audiovisual”, as produções contempladas são os curta-metragens “Periferia”, de Carlos Eduardo Gonçalves Franco e “Minuto da Cultura”, de Edilene Oliveira de Sousa; e o média-metragem “A Origem do Sorriso”, do cineasta Sales Fernandes.

Em “Cultura Popular”, o recurso vai promover o I Batizado & Troca de Cordas Capoeira Nagô Kids, proposto por Luciana Monteiro de Campos; o evento musical 2ª Seresta de Berimbaus, de Jardson Willian Alves dos Santos; o Festival de Capoeira 8º São Bento Me Chama, de Kimberly Costarelli Dornelles; e Roda da Juventude, com roda e curso de capoeira, de Junio Carlos Leocadio da Rosa.

Em “Artes Visuais”, foram contempladas as propostas Arte Urbana Teles Pires (2ª Etapa viaduto Agroverde), de Raimundo Nonato Santos; o projeto Expográfico com exposição de obras de arte, de Rosângela Eliane Izeppi; Para Além dos Olhos (escultura Ciclovia), de Wilter Carlos Lima Júnior; e Escultura Beijo (ciclovia) e restauro de nove obras, por Eduardo Mauricio Vieira Cabral.

No segmento “Artesanato”, o projeto contemplado é da artesã Márcia dos Reis Morais, que promoverá a I Feira de Artesanato Sorriso Criativo. Dentro de “Patrimônio Cultural”, estão as propostas de restauro-harmônico das obras Arlequim, A Violonista e Persistência da Memória, proposta por Edite Maria Pazinato Senzon; e restauração escultória de treze obras espalhadas pela cidade, por Jakson Douglas de Souza Moura.

Já na categoria “Artes Cênicas”, as propostas contempladas são Auto de Natal – Uma história de amor, de Gervani de Oliveira Santana; Festival de Teatro Esperança, em Boa Esperança do Norte, de Tamires Miqueletti da Silva; e o festival de dança Arte & Cena em Movimento, de Renan Felix de Souza.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura Jarbas Sokolowski, o segmento musical não fez parte desta edição do Festival porque foi comtemplado em dois editais emergenciais, que somaram o investimento de R$ 195 mil. “Certamente poderemos contar com produções de excelência nesta nova etapa do Promic Festival de Cultura, revelando todo o potencial de nossos artistas locais”.

“É importante destacar que a gestão tem dado todo o apoio necessário ao segmento cultural de nossa cidade. Agradecemos também o empenho e a seriedade que o Conselho Municipal de Políticas Culturais tem dado à Cultura do nosso município, responsáveis pela seleção e escolhas dos projetos”, diz a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

Hoje (30) à tarde serão assinados os contratos para execução dos projetos selecionados. A formalização acontecerá às 16h30, no Centro de Eventos Ari José Riedi, com a presença do prefeito Ari Lafin.