O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
Tá percebendo uma força estranha no ar? Você também tem aquela estranha mania de ter fé na vida? Pois é. Momentos críticos despertam a humanidade para a evolução, propõe uma reinvenção e proporcionam aprendizado e crescimento. A pandemia do novo coronavírus vem mudando rotinas, exigindo medidas para distanciamento e proteção, e propondo uma redistribuição de prioridades, tendo a preservação da saúde, e da vida, como foco principal.
Ao mesmo tempo que o Sars-Cov-2, que provoca a Covid-19, afeta a saúde do corpo dos contaminados, também mexe com cabeça de quem precisa se adaptar para fugir do contágio, além de causar estragos na economia.
Uma das classes diretamente atingida pela pandemia é a artística. Por isso, para ofertar uma oportunidade de patrocínio para artistas locais e, ao mesmo, tempo, oferecer, digitalmente, à população uma opção de lazer ou mesmo de aprendizado, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), lançou um edital para selecionar produtores culturais (pessoa física) e patrocinar apresentações que poderão ser conferidas pelo site da Prefeitura (www.sorriso.mt.gov.br).
Ao todo, serão investidos R$ 53 mil com o patrocínio de 40 proponentes, que farão até duas ações culturais cada. Jarbas Sokolowski, um dos diretores do Departamento de Cultura do município, explica que a ação vai abranger propostas nas diversas linguagens artísticas, como artes cênicas, artes visuais, música, patrimônio cultural e literatura, cultura popular, audiovisual, e artesanato. “Basicamente, os artistas farão vídeos que serão veiculados no site da Prefeitura, bem como nas redes sociais, tanto da Prefeitura, como também dos próprios artistas, seja de uma apresentação musical, uma performance de dança, uma aula de artesanato, enfim, uma proposta artística dentro do leque de possibilidades previstas no documento”. De acordo com o edital, cada vídeo pode ser exibido duas vezes, até o dia 30 de setembro.
O edital já está à disposição no site da Prefeitura (www.sorriso.mt.gov.br), no link https://site.sorriso.mt.gov.br/transparencia/i/9888/edital-de-selecao-de-projetos-no-0012020-semec-sorriso-mt e os interessados podem se inscrever do dia 17 até o dia 24 de junho. Vários critérios serão levados em conta para a seleção das propostas, como o plano de trabalho, a idade, a renda familiar, entre outros fatores. “A escolha será feita por pela Comissão de Avaliação e Seleção de Projetos, composta pelos conselheiros municipais de políticas culturais, e os interessados devem ter o cadastro de produtores culturais”, lembra a gestora da Semec, Lucia Drechsler, lembrando que caso haja alguma dúvida, os produtores culturais podem entrar em contato diretamente com o Departamento de Cultura do município, pelo 3545 1801 ou com a Semec, pelo 3545 8100.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).