No sábado e no domingo (17 e 18), a Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, fará um mutirão de cirurgias de cataratas. Os procedimentos serão realizados no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME) e os recursos utilizados para tal finalidade, R$ 150 mil, seriam investidos no Carnaval Popular de 2018.

O titular da pasta, Devanil Barbosa, explica que além desta primeira etapa, na qual devem ser atendidos 160 pacientes, haverá ainda, ao longo do ano, outros três mutirões para catarata e dois para pterígio, todos integrantes do projeto “Mais Saúde”. “Além destas cirurgias, neste mutirão do fim de semana, vamos aproveitar a oportunidade para fazer a revisão em 17 pacientes que passaram pela cirurgia no ano passado”, comenta.

No sábado (17), os procedimentos serão feitos nos períodos da manhã e da tarde. Já no domingo (18), somente pela manhã. Em 2017, 124 procedimentos para correção da catarata ocular foram realizados pela Prefeitura de Sorriso.

“Garantir o acesso à saúde de qualidade a uma população que cresce exponencialmente é um desafio muito grande, e para tanto, são necessárias algumas escolhas como esta, que foi de optar entre realizar a festa popular ou ofertar estas cirurgias”, destaca o prefeito Ari Lafin, pontuando que a opção levou em conta o bem-estar destes pacientes e também foi uma forma de estimular os empresários locais a promoverem eventos ligados ao Carnaval, incrementando assim seus negócios.