Os moradores do Bairro União comemoram uma grande conquista na área da Educação – a implantação de ensino em tempo integral na Escola Municipal Professora Geni Terezinha Forgiarini, que conta atualmente com 106 alunos do maternal I ao 4º ano do ensino fundamental.

O novo método em tempo integral foi desenvolvido na escola durante todo este ano, de forma experimental e ontem (10), a Prefeitura de Sorriso anunciou de fato a implantação do sistema. Na oportunidade, foi entregue o novo laboratório de informática, como parte dos ajustes necessários para a implantação do ensino em período integral. E para que esta conquista se tornasse realidade, além das adequações na estrutura física da escola, também, foi necessária a capacitação dos profissionais da educação infantil e ensino fundamental, desde sua fase de implantação.

“Sentamos com a secretária e implantamos o programa Revitalização nesta escola, com toda a reforma e entrega do laboratório de informática e hoje, comemoramos a implantação do tempo integral, sendo a primeira escola municipal a receber este método. A secretária de Educação está estudando novas possibilidades e na medida do possível, dentro do nosso orçamento e dentro da nossa capacidade, estaremos implantando este método em outras escolas”, declarou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Os docentes e discentes estão atuando por sete horas, com alimentação adequada, aulas regulares e oficinas voltadas à educação, esporte e cultura.

A diretora da escola, Devani Ferreira afirma que a iniciativa é muito bem aceita pelos pais e pela comunidade escolar, pois, este novo método de ensino, tem operacionalizado significativa diferença nos resultados do processo aprendizagem, que está se destacando de forma mais satisfatória mediante os objetivos identificados no planejamento.

“A aceitação positiva veio principalmente dos pais, pois, um dos objetivos da escola integral é deixar as crianças fora da rua. Elas estudam no período da manhã com horário normal das sete da manhã às 11, depois elas almoçam e tem o período de descanso de 40 minutos e na parte da tarde, todas participam das oficinas, com aulas de judô, capoeira e futsal. Para as crianças que precisam de aula de apoio, disponibilizamos as aulas de matemática e português, então fazem o revezamento de aulas, juntamente com as oficinas de esportes. Com isso, as mães também tem a oportunidade de um emprego em horário integral”, explicou a diretora.

A Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, estuda a viabilidade da implantação em mais duas unidades escolares da rede – na Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes, localizada no assentamento Jonas Pinheiro e Escola Municipal Maria Tereza Paloschi, que fica na comunidade Morocó.