A Prefeitura de Sorriso repassou na última sexta-feira (15) aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE), os valores do incentivo financeiro adicional.

Os recursos que fazem parte da Assistência Financeira Complementar (AFC), são repassados aos municípios, pela União, para cumprimento do piso salarial, através do Fundo Municipal de Saúde. Segundo a Portaria N.06, do Ministério da Saúde, os recursos  poderiam ser utilizados para custear quaisquer ações relacionadas ao fortalecimento da políticas de atuação dos ACS ou ACE, cabendo ao gestor local definir como seria empregado.

Em 13 de abril 2017, o prefeito Ari Lafin  sancionou a lei 2.713, autorizando o Execultivo Municipal repassar em valores aos agentes, como incentivo financeiro adicional. Uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela categoria.

“Todos os anos os agentes tinham que fazer movimento de reivindicação para conseguir receber em valores este incentivo, pois cabia ao gestor direcionar como seria feito esse repasse, de que forma. Então sentamos como os agentes de saúde e com os de endemias e ouvimos as reivindicações deles. Eles queriam receber em valores. Então o prefeito Ari entendeu que era legítima a reivindicação deles  para receberem em valores e a partir daí buscou os meios legais para isso. Hoje é lei, eles recebem em valores”, explicou o secretário de saúde e saneamento, Luis Fábio Marchioro.