Após quatro dias de certame, o Departamento de Licitação da Prefeitura de Sorriso, em conjunto com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, conseguiu concluir o pregão 00068/2018, que listava 253 medicamentos que serão fornecidos para pacientes da rede pública de Sorriso.

O valor de referência global do certame, ou seja, uma projeção do valor médio de mercado destes itens, era de R$ 9.057.803,00, mas com o pregão e a disputa de preços entre as 20 empresas participantes, o valor final foi de R$ 5.192.848,00. A economia obtida com este procedimento foi de R$ 3.864.955,00, o que representa quase de 42,67%. Vale destacar que esse valor será pago somente de acordo com o que for comprado e entregue, ou seja, é uma previsão de gastos com medicamentos.

“O processo é delicado e deve ser feito de forma criteriosa, por isso, a previsão é que seria em certame mais longo, mas graças ao empenho da equipe técnica envolvida, conseguimos reduzir esse tempo e garantir esta economia para o município”, destaca o secretário de Administração do município, Estevam Calvo.

Estevam explica que este formato de licitação está sendo amplamente utilizado pelo Executivo Municipal, e tem o objetivo de desburocratizar a aquisição de produtos e serviços de necessidade básica, como medicamentos, pneus, combustível e manutenção de máquinas e equipamentos.

Todo processo licitatório pode ser acompanhado pelo site da Prefeitura (www.sorriso.mt.gov.br), no Portal Transparência, onde estão disponíveis não só os documentos necessários para que as empresas participem, mas também o resultado da negociação. “Nosso foco é sempre buscar economia com qualidade e conduzir este processo de forma transparente, permitindo que todo cidadão possa acompanhar“, comenta o secretário.