Por meio do decreto nº 192/2017, a Prefeitura de Sorriso define o período de férias coletivas de 30 dias, iniciando-se em 18 de dezembro e encerrando-se em 16 de janeiro de 2018. O atendimento ao público voltará ao normal a partir do dia 17.

Durante esse período haverá expediente externo no Paço Municipal somente nos Departamentos de Tributação, Licitação e Tesouraria, no horário das 7 às 12 horas. As secretarias que desenvolvem atividades continuadas e essenciais, cujo serviço não pode ser paralisado, farão um calendário especial de trabalho. A unidade Ganha Tempo suspenderá suas atividades no próximo dia 22 e retornará no dia 8 de janeiro. Durante esse período, os atendimentos do Detran, Águas de Sorriso e Energisa serão realizados nas respectivas sedes.

Na saúde será mantido o funcionamento 24 horas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o Centro de Reabilitação Renascer, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) terão o horário de atendimento reduzido, sendo das 7 às 13 horas, mesmo horário de funcionamento para expediente interno da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento. A Farmácia Cidadã Central estará funcionado durante todo o recesso das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

O Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) funcionará em dois turnos no mês de dezembro, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, e estará fechado no mês de janeiro até o dia 16. “As especialidades serão atendidas no Posto Central, no horário das 7 às 19 horas, conforme o agendamento da Central Regulação”, explica o secretário, Devanil Barbosa.

As Unidades de Saúde da Família (USF) irão funcionar em escalas de plantão, de acordo com o calendário a seguir: Jardim Bela Vista, Jardim Itália, Centro Sul, Centro Norte, Rota do Sol, Novos Campos, Nova Aliança e Fraternidade, que funcionarão das 7 às 19 horas. As USFs do Jardim Carolina e do Distrito de Primavera do Norte terão horário de atendimento diferenciado, sendo das 7 às 13 horas. Já no Distrito de Boa Esperança o funcionamento segue sem alteração. Em todas as unidades serão mantidos os serviços como vacinação, curativo, realização de preventivo, medicação, procedimentos, entre outros.

A coleta do lixo orgânico será feita normalmente, parando apenas nos feriados de natal e ano novo. A coleta de entulhos será concluída na próxima semana, com o bairro Mario Raiter, e retornará após o recesso com a divulgação do novo calendário de coleta.

A Secretaria Municipal de Assistência Social irá funcionar com expediente interno, das 7 às 12 horas. O horário de atendimento do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) será das 7 às 13 horas. As atividades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) já foram concluídas e retornarão no dia 17 de janeiro.

O decreto foi definido considerando a redução na demanda de serviços no período de final de ano, e o início do exercício seguinte, a redução de gastos e a otimização da aplicação de recursos financeiros. “Este é o período tradicional de gozo de férias dos nossos servidores. Estipulamos as datas pensando ainda na manutenção de serviços essenciais, sem causar quaisquer prejuízos aos interesses da comunidade”, afirma o secretário de Administração, Estevam Húngaro Calvo Filho.