No fim de abril, Moura e Pires conheceram a realidade do município catarinense de Palhoça. Entre as semelhanças, explica Moura, está o fato de a Guarda Municipal de Palhoça também ter nascido como serviço ligado necessariamente ao gerenciamento do trânsito e agora ter migrado para guarda civil, com atribuições que vão além do registro de boletins de acidentes, emissão de cartões de estacionamento, fiscalizações, blitze e multas.

Sobre a Guarda Municipal de Trânsito

A Guarda Municipal de Trânsito (GM) de Sorriso nasceu por meio do Concurso Público 001/2011, cuja prova foi aplicada em janeiro de 2012, e resultou na seleção de 20 agentes de trânsito.

Os aprovados tomaram posse no dia 18 de abril de 2012, ainda integrando o Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT), ligado à Secretaria de Governo (Semgov), visto que a Semsep só viria a ser criada cinco anos mais tarde, em 2017.

Em 2013, os ainda agentes, participaram de curso de formação com 400 horas/aula, promovido por meio de parceria com o Detran e realizado no auditório da Polícia Militar de 7 de outubro a 28 de novembro. Em 2020, por meio da Lei Complementar 314, de julho de 2020, foi alterada a denominação de “Agentes Municipais de Trânsito” para “Guarda Municipal de Trânsito”.