Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, confirma mais um óbito por covid-19. Trata-se de uma mulher, 94 anos, moradora do bairro Rota do Sol que faleceu no último sábado, dia 09, no Hospital Regional de Sorriso.
Na declaração de óbito constam como causas da morte insuficiência respiratória aguda, pneumonia bacteriana, insuficiência renal aguda e covid-19. A paciente também enfrentava comorbidades como o Mal de Parkinson, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica e doença renal crônica. A paciente não havia recebido nenhuma dose do imunizante contra a covid-19.
Com mais essa perda o Município registrou 256 óbitos desde o início da pandemia. O último óbito registrado foi de um senhor de 72 anos, no início de 2024, em 29 de janeiro.
A Prefeitura de Sorriso lamenta profundamente e se solidariza à dor desta família e de todas as demais famílias sorrisenses que sofreram perdas irreparáveis para a enfermidade.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).