O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destacou a importância do trabalho dos catadores para o Município. “Não há como se falar em desenvolvimento sustentável sem este trabalho em rede que vem sendo desenvolvido pela ASC, permitindo que o que era lixo possa ganhar uma nova utilidade na indústria, mantendo a cidade mais limpa e promovendo uma forma de renda para estas famílias, por isso, é muito gratificante também saber que agora poderão trabalhar em uma região de mais fácil acesso, o que se representa mais conforto e segurança para todos os cooperados”, explica o gestor.

No novo barracão, devem ser instaladas as seis prensas de alumínio, plástico e papelão, a prensa de isopor e também o triturador de papel, garantindo assim que mais de 30 famílias possam tirar seu sustento de materiais que antes iriam ocupar lugar no aterro sanitário.

De acordo com o coordenador do Programa Eco Sorriso, Diogo Martins, mensalmente são recolhidas, em média, 60 toneladas de recicláveis por meio da coleta seletiva porta a porta e também nos ecopontos espalhados pela cidade. Todo este material é separado, prensado e enviado pela ASC às empresas recicladoras.

Não entra nesta conta o vidro, que exige um tratamento diferenciado, mas que igualmente recebe atenção especial, tanto da Administração Municipal, quanto da ASC. O coordenador informa também que, em média, 15 toneladas de vidro também são recolhidas mensalmente.

Nesta situação, é preciso fazer a logística reversa do material e destinar garrafas, potes, pratos e copos  para indústrias especializadas neste descarte e reaproveitamento. Jhony já antecipou que um novo carregamento de vidro deve deixar Sorriso nos próximos dias. Em julho, Sorriso mandou para Ribeirão Preto (SP) 33 toneladas de vidro no primeiro carregamento via logística reversa.