Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O prefeito Ari Lafin assinou nesta manhã (27), o termo de colaboração entre a Prefeitura e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para a destinação de recursos para a manutenção da unidade.
Ao todo, a Administração Municipal vai repassar R$ 2.491.500 milhões, sendo que deste valor 2.2 milhões são de repasse Público Municipal, R$ 272.500 mil são de emenda impositiva da vereadora Jane Delalibera e 19 mil do vereador Acácio Ambrosine.
A Apae conta atualmente com 210 alunos matriculados e 48 profissionais.
O objetivo da colaboração é disponibilizar atendimento especializado às pessoas portadoras de necessidades especiais (PNEs) ou múltiplas e transtorno global de desenvolvimento, que requerem apoio permanente, necessitam de educação especial, a fim de promover um desenvolvimento físico, mental, emocional, intelectual e social, juntamente com a família e comunidade, com o intuito de colaborar com a defesa dos direitos, na perspectiva da inclusão social.
“Cuidar do ser humano é a missão mais importante em uma gestão” frisou a presidente da instituição, Maria Inês Lazaris Ferlin, que conclui agradecendo aos poderes executivo e legislativo por todo apoio ofertado.
A Apae desenvolve atividades e programas importantes de sensibilização, conscientização, reabilitação e inserção no mercado do trabalho, além de articular ações de defesa, prevenção e inclusão social. “Por esse papel tão importante que a Apae desenvolve na sociedade, nada mais justo que destinarmos esse valor a ela”, disse a vereadora , Jane.
“Nós nos empenhamos em contribuir de todas as maneiras possíveis para que a equipe da Apae continue promovendo este trabalho tão louvável e primordial para a educação especial ”, frisou a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.
O prefeito Ari Lafin destaca a importância da unidade para o município. “É um trabalho de excelência, feito com muito amor e dedicação, que já integra a história da educação e da inclusão em Sorriso. Agradecemos à Câmara de Vereadores pela destinação do recurso e aprovação do repasse”.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).