Na última terça-feira (16), a Prefeitura de Sorriso realizou uma audiência pública para discutir o Plano de Mobilidade Urbana, em especial o trânsito do município. Conduzida pelo secretário municipal da Cidade, Leonardo Zanchetta, a sessão mostrou ao público presente os levantamentos e diagnósticos traçados pela equipe da secretaria durante o 1º quadrimestre de 2017.

De acordo com o material apresentado no plenário da Câmara de Vereadores, Zanchetta destacou as rotas, fluxo e ocorrências de trânsito durante os primeiros quatro meses, além de discutir temas como os estacionamentos; as lombadas e faixas elevadas; a circulação de veículos de carga; e os viadutos.

“Queremos ouvir a população. Este é um pedido do prefeito. Conseguimos entender o que a população deseja e as pessoas puderam entender como a Administração Municipal está planejando as adequações necessárias. Temos dois segmentos que estamos trabalhando: os projetos a médio e longo prazo, e algumas atitudes pontuais que são para solucionar, de forma imediata, mas sem esquecermos o planejamento macro. Já sabemos onde queremos chegar, agora precisamos conseguir ordenar o transito”, afirmou o secretário.

Zanchetta explicou ainda que o Núcleo de Planejamento Urbano está trabalhando na elaboração dos Planos Diretor e o de Mobilidade Urbana já pensando em 2050, mas também estão estudando quais as intervenções urbanas devem ser  elaboradas e executadas de imediato.

Segundo dados fornecidos pelo Departamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros e Ciretran, somente no 1º quadrimestre deste ano foram registradas 530 ocorrências sendo: 250 com vítimas e 280 apenas com danos materiais. Sorriso conta hoje com aproximadamente 62 mil veículos, número que explica os congestionamentos que ocorrem em vários pontos da cidade nos horários de pico.

De acordo com o levantamento da Secretaria da Cidade, nos cruzamentos da Avenida Tancredo Neves com a Avenida dos Imigrantes, por exemplo, passam em média de 4.248 carros por hora, em horários de maior fluxo. Outro cruzamento da Avenida Tancredo, destacado na apresentação, foi com a Avenida Blumenau, por onde passam uma média de três mil carros por hora, nos horários de pico.

Estiveram presentes na audiência pública representantes da Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Detran, Assenart’s, Aces, entre outras instituições e clubes de serviços.