O prefeito Alei Fernandes, o vice Acácio e secretários municipais, acompanharam nesta quinta-feira (27), equipes da Eletrobras Eletronorte, no início das obras de ampliação da Subestação de Sorriso. O local irá receber a estrutura para a instalação de um transformador trifásico 230/69/13,8 kV, com potência de 60 MVA. Equipado com sistema de relés para prevenir sobretensão e sobrecorrente, o novo transformador ampliará em até 50% a capacidade energética da região, atendendo à expansão urbana e produtiva do Município.A partir da entrada em operação deste equipamento, a SE Sorriso passará a dispor de quatro transformadores, garantindo maior estabilidade na rede de distribuição, administrada pela Energisa.
A previsão inicial para a conclusão da obra é dezembro, mas há esforços para antecipar a entrega para setembro, em acordo com o Ministério de Minas e Energia, para entrar em operação após a conclusão da instalação e dos testes técnicos. O transformador de energia de 60 MVA foi projetado com tecnologia e componentes de alta qualidade que resultam em qualidade confiável e longo tempo de operação energética e demais conexões. A obra visa evitar falhas no abastecimento e suprir a crescente demanda por energia, impulsionada pelo desenvolvimento econômico e industrial de Sorriso, como destaca o gerente da Eletrobrás Eletronorte, Edmar de Paula Melo.
“Com a infraestrutura modernizada, a rede de transmissão energética passa a operar de forma mais segura, eficiente e prevenindo interrupções no sistema, atendendo à crescente demanda por energia no município, beneficiando tanto a transmissão, sob responsabilidade da Eletronorte, quanto a distribuição, operada pela Energisa.”.
O prefeito Alei Fernandes destacou a importância do investimento para evitar falhas no abastecimento e suprir a necessidade da constante expansão do Município, impulsionada pelo desenvolvimento econômico e industrial. “Esta ampliação é essencial para garantir o fornecimento contínuo, principalmente no período de seca, quando o consumo é maior. Agradecemos à Eletrobras Eletronorte pelo compromisso de manter a qualidade energética do nosso Município”.
O vice-prefeito Acácio Ambrosini, acrescenta que a ampliação da infraestrutura trará mais segurança à operação do sistema. “Com o reforço de mais um bloco de energia, aumenta a confiabilidade do fornecimento de acordo com a necessidade da população e do setor produtivo, como indústrias, comércios e o agro”, salienta.
Quinto transformador para Sorriso
Edmar de Paula Melo, gerente da Eletrobrás Eletronorte adiantou que, em 2026, está prevista a instalação de um quinto transformador na SE Sorriso, acrescentando mais 60 MVA de capacidade. "Será mais um passo para evitar qualquer risco de racionamento e garantir energia suficiente para o crescimento da região", afirmou.