Verdes Campos

Entre as obras analisadas, a do Bairro Verdes Campos.  No local, o trabalho para garantir o fim da poeira e da lama está sendo costurado há um bom tempo. Ainda em julho do ano passado, fora acertado que a Prefeitura destinaria mais de R$ 1,5 milhão em insumos e os moradores e empresários do bairro arcariam com os custos de mão-de-obra, com empreiteira contratada diretamente pela associação de moradores. Depois de problemas com atraso na entrega de material, análises de questões técnicas, necessidade de mudança de postes da rede de distribuição de energia elétrica, o que demanda a gestão com a concessionária Energisa, a expectativa é 2023 chegue com o Verdes Campos 100% asfaltadinho.

DIC Leonel Bedin

Outras duas intervenções também seguem este modelo de parceria entre Poder Público e moradores/empresários. No Distrito Industrial e Comercial (DIC) Leonel Bedin, foram igualmente registrados atrasos com a obra. Entre os complicadores, a dificuldade com a entrega de materiais e inadimplência por parte de alguns proprietários de áreas no local.  Pois é, outro problema antigo também bate à porta outra vez: licitações desertas para itens indispensáveis a estas obras, como o concreto, por exemplo.

“Se não aparecem interessados em vender para a Prefeitura, é preciso fazer todo o processo licitatório novamente, e isso acaba levando tempo”, explica o prefeito, lembrando que a questão inflacionária em escala global tem mostrado seus efeitos aqui também.  O gestor  reforça que a melhor forma de equacionar a equação “burocracia + fatores climáticos + questões técnicas + outras dificuldades” é uma só: diálogo.

DIC Nova Prata

No DIC Nova Prata, a realidade do asfalto também está cada vez mais próxima. “Já solicitei à nossa equipe de fiscalização para que acione a empreiteira responsável para concluir a obra e assim resolver uma demanda antiga”, acrescenta o prefeito.

Asfaltos nos distritos

Primavera

Assim como na sede do Município, garantir “drenagem e pavimentação em dia” nos distritos também está na lista de prioridades da Prefeitura. No Distrito de Primavera, a obra já caminha para os “finalmentes” e, até novembro, de acordo com os dados da empreiteira, toda a pavimentação deve estar concluída. Já outras partes da obra, como os meios-fios, devem ser finalizadas em 2023.

A necessidade de remanejar postes da rede de distribuição de energia elétrica também tem colocado a obra em compasso de espera. Nesta empreitada, todos os custos são por conta da Prefeitura. Ao todo, estão sendo investidos R$ 4.261.835,35 na pavimentação de 44.699,84 m².

Boa Esperança

No Distrito de Boa Esperança, foi assinada, no início do mês a ordem de serviço (OS) para a execução de drenagem e pavimentação de uma área de 60.649,21 m², com investimento de R$ 5.799.025,86 em recursos públicos, tanto do Município, quanto do Governo do Estado, via Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

No entanto, mesmo antes do efetivo início da intervenção, a empreiteira licitada já solicitou reequilíbrio financeiro e necessidade de aditivo de valor para o transporte de material.  O processo está sendo analisado de maneira conjunta entre a equipe técnica de fiscais e integrantes do Departamento de Licitação.

“Nossa intenção é a de sempre buscar um denominador comum, uma forma de trabalho que não prejudique nem a empreiteira licitada e, menos ainda, a Prefeitura, e, por consequência cada cidadão sorrisense, e todo este trâmite respeita rigorosamente a legislação”, pontuou Ari.