Atendendo ao convite do Governo do Estado, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social (Semas), Jucélia Ferro e do economista da Prefeitura, Ednilson Oliveira participou da reunião com o diretor presidente da MT Participações e Projetos S.A – MT PAR, Wener dos Santos, Eduardo Tsuchiya Junior superintendente executivo de habitação da Caixa Econômica Federal e Marinete Oliveira de Assis, coordenadora da Engenharia da Caixa Econômica Federal, na tarde de terça-feira (09 de agosto), em Cuiabá.

A agenda teve o propósito de orientar os gestores das cidades sobre o desenvolvimento de ações conjuntas, fomentar a produção e implantação das mil unidades habitacionais anunciadas ainda em junho. As edificações devem ser em áreas de propriedade do município na forma da Lei Estadual nº 11.587/2021 e da Lei Municipal, sem prejuízo de parceria com outros programas habitacionais.

O encontro, na sede da Caixa Econômica Federal serviu, ainda, para alinhar os pontos acerca da aprovação do empreendimento junto à instituição financeira, além de sanar dúvidas referentes ao projeto das mil unidades residenciais, que devem ser viabilizadas pelo programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal, por meio do MTPAR.

Segundo o diretor presidente MT PAR, o intuito da reunião com o Prefeito Ari Lafin e equipe foi estabelecer resoluções quanto aos problemas habitacionais que vão de encontro com programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal e que vai viabilizar mil apartamentos para Sorriso. Na ocasião, outro programa habitacional elencado foi o SER Família Habitação, do Governo Estadual e irá oportunizar que as famílias tenham condições de adquirir a casa própria com prestações pequenas e que a pessoa consiga um bem pra chamar de seu”, destaca Wener.

De acordo com o prefeito Ari Lafin, essa fase de tratativas com as instituições demandam de tempo e estudo para se estabelecer parcerias e ações, entre elas linhas de crédito e adaptação de programas habitacionais, com taxas diferenciadas que atenda a população.

“Estas edificações de mil apartamentos são destinadas a famílias com renda entre R$ 2 e R$7 mil e cada unidade deve ser de 46m². Um trabalho que vem sendo desenvolvido entre a Prefeitura e a MT PAR e apesar de demorado, esse processo segue os trâmites legais. Estamos avançando no processo de definição das áreas para a edificação ", complementou.

Vale lembrar que ainda não foi aberto qualquer tipo de cadastro para a população. Quando todo este processo estiver na fase de definição dos beneficiários, será amplamente divulgado.