Também estiveram presentes no gabinete a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, o secretário de Governo, Hilton Polesello, o presidente da Casa dos Conselhos, Celso Marcon, o presidente do Comdipi, Elídio Farina, a coordenadora da Proteção Social Especial, Maristela Zanatta e a servidora da Casa dos Conselhos, Monica Viegas da Costa Campos Almeida.

A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, frisou a importância da atuação do conselho na defesa dos direitos dos idosos. “A população idosa está crescendo cada vez mais e, sem dúvida, a atuação do conselho vai ao encontro dos anseios e garante políticas dirigidas a pessoa idosa”, frisa a secretária.

A função do Conselho

Um dos conselhos que integram a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o COMDIPI tem caráter consultivo, normativo e deliberativo, e é composto por cinco conselheiros do Poder Público, junto de outros quatro da sociedade civil.

Representantes titulares do Poder Público, e respectivos suplentes:

Secretaria Municipal de Assistência Social

Silvana Bezerra Milan – Titular;

Sirlei L. Gribler – Suplente.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Karoline Vasconcelos – Titular;

Maria Amélia Souza Rossi – Suplente.

Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento

Rozilda Celeste Fernandes Costa – Titular;

Laércio Bianchini – Suplente.

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Nelson Roberto Campos – Titular;

Antônio Santiago – Suplente.

Fundo Municipal de Previdência Social - PREVISO

Kleberson de Souza – Titular;

Franciele Gonçalves Izidório – Suplente.

Representantes titulares da sociedade civil organizada, e respectivos suplentes:

Instituições Religiosas de Sorriso

Heloísa Helena A. Volpato – Titular;

Salete Zeni Pigosso – Suplente.

Usuários dos serviços socioassistênciais (CRAS, CREAS e CCTI):

Elídio Farina – Titular;

Maria Lúcia do Carmo – Suplente.

Clubes de Serviços

ASR e Lions

Cecilia Crestani – Titular;

Vera Lucia Godrim de Oliveira – Suplente.

Ordem dos Advogados do Brasil - OAB:

Fabiana de Lima - Titular;

William Macedo França – Suplente.

Dentre as competências do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, está aprovar a política municipal de atendimento à pessoa idosa; exercer o controle social dos programas, projetos, serviços e benefícios de atendimento na rede pública e privada; elaborar proposições, objetivando aperfeiçoar a legislação pertinente à política municipal de atendimento à pessoa idosa; indicar as prioridades a serem incluídas no planejamento municipal quanto às questões que dizem respeito à pessoa idosa; propor, incentivar e apoiar a realização de eventos, estudos, programas e pesquisas voltadas à promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa; dentre outras.