No encontro, Ari destacou a história de construção de Sorriso, pontuando dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores e os avanços conquistados ao longo das décadas tendo como impulsão a agricultura. Se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada em Sorriso”, frisa o gestor.

O prefeito também detalhou a produção da soja, do milho, e de demais itens como o feijão caupi e do pescado de água doce. “Mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, salienta Ari.

Conforme o prefeito, apresentar o Sorriso em Números para sorrisenses é uma experiência única. “Temos levado esse panorama para vários estados em uma troca de experiencias com empresários e líderes de outros municípios e poder mostrar um pouco mais de Sorriso para nós mesmos, sorrisenses, é enriquecedor porque sempre há um olhar novo, um dado novo que desperta a atenção tanto da iniciativa pública quanto privada; agradeço a OAB pelo convite e pelo momento vivenciado”, diz.

O vice-prefeito Gerson Bicego e o secretário de Cidade, Ednílson Oliveira, acompanharam Ari na palestra.

 

Mais dados sobre Sorriso

Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção.