A avaliação das metas de 2017 e os desafios da administração pública para 2018 deram a temática de uma reunião em que participaram ontem (30), o prefeito Ari Lafin e o governador do Estado, Pedro Taques.

Lafin agradeceu o empenho do Governo do Estado para a abertura da Escola Militar Tiradentes no município, além da retomada das obras da Escola Técnica, com investimentos avaliados em R$ 1,2 milhão e a liberação para a implantação de duas escolas estaduais, a do Mário Raiter e o prédio próprio para a Escola Militar.  “Também agradecemos o apoio recebido no ano passado durante a situação de crise vivenciada pelo Hospital Regional de Sorriso (HRS)”, ressaltou.

Segundo o prefeito, entre as demandas para 2018, está a continuidade de repasses para o HRS. “Nosso hospital atende hoje cerca de meio milhão de pessoas, dos 15 municípios que integram o consórcio. É fundamental que esse hospital mantenha-se em atividade e de portas abertas à população”, destacou.

O prefeito também pontuou as demais demandas apresentadas, como a necessidade de iluminação do acesso ao Residencial Mário Raiter e a instalação de pontes de concreto em estradas vicinais para facilitar a escoação. Lafin frisou que também esteve em pauta a duplicação da BR 242. “Nossa solicitação é que a 242 seja duplicada com a construção de duas perimetrais até o Rio Lira e também dois acessos, um ao Mário Raiter e outro ao Nova Prata. Para isso, vamos trabalhar em conjunto com a Intervias”, explicou.

Em relação à segurança pública, Lafin adiantou que na próxima sexta-feira (2), o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, estará no município para uma reunião em que será discutida a atual estrutura da Politec e também o uso do prédio que sediava o Ciretran, no Benjamim Raiser. Lafin disse que a intenção do município é transformar o prédio em um espaço para abrigar Secretaria de Segurança Pública do município.

O prefeito destacou que o governador já confirmou presença na inauguração do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e da Base de Combate à Incêndio da Amazônia legal, programado para o dia 21 de fevereiro. “Agradecemos o empenho do deputado federal Éderson Dal Molin (Xuxu), pelo trabalho desenvolvido para que o Ciopaer e a Base se tornassem realidade. Também agradecemos o empenho do governador Pedro Taques, do vice Carlos Fávaro e do toda a equipe. E estamos aqui para somar, apresentamos as nossas demandas, mas ressaltamos que Sorriso está à disposição para contribuir com o desenvolvimento do Estado todo”, acrescentou.

Presente no encontro, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, salientou o fato de o município estar pronto para auxiliar nas demandas estaduais. Dal Bosco frisou a importância do trabalho coletivo. “Em momentos de crise, como o que enfrenta o nosso país, é essencial a continuidade do trabalho conjunto, como o realizado pelo Estado, Executivo e Legislativo em Sorriso”, disse.

Também participaram da reunião o secretário de Governo do município, Luis Fábio Marchioro, o vereador Marlon Zanella e o subprefeito do Distrito de Boa Esperança, Calebe Frâncio.