Uma boa notícia para quem deseja estudar em Sorriso. O polo da Universidade Aberta do Brasil instalado no município irá disponibilizar 615 vagas gratuitas entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Só a Unemat disponibiliza quatro licenciaturas e um bacharelado, totalizando 225 novas vagas. Sorriso contará com Licenciatura nas áreas de Artes Visuais (50 vagas); Ciências Biológicas (50 vagas); História (50 vagas); Pedagogia (50 vagas) e Bacharelado em Turismo (25 vagas).  As inscrições seguem abertas até o dia 19 de fevereiro e devem ser feitas somente via internet pelo endereço eletrônico www.unemat.br/vestibular.

A taxa de inscrição está fixada em R$ 100,00. Candidatos com renda familiar inferior a dois salários mínimos, ou aquele que é doador regular de sangue, ou ainda, seja profissional técnico da educação superior da Unemat, poderá usufruir do benefício da isenção de pagamento da taxa de inscrição, amparado nas Leis Estaduais n. 6.390/94, n. 7.622/02 e Portaria n. 2.243/2005. As aulas devem iniciar a partir do segundo semestre de 2017.

Além dos cursos de graduação, a Unemat deverá ofertar um curso de pós-graduação em Especialização em Gestão Escolar. O edital será publicado nos próximos dias.

Vagas no IFMT

Já o IFMT disponibiliza 150 vagas para graduação. São duas licenciaturas: Matemática e Química e o Bacharelado em Tecnologias e Sistemas de Internet, com 50 vagas em cada área. As inscrições seguem até essa quarta-feira, dia 15 pelo site www.ifmt.edu.br.

Na área de pós-graduação, o IFMT disponibiliza 120 vagas para Especialização em Educação Especial/Libras, Especialização em Ensino de Química e Especialização em Redes e Computação Distribuída, com 40 vagas em cada área. As inscrições seguem abertas até o dia 24 de fevereiro e também podem ser feitas pelo site www.ifmt.edu.br.

Vagas na UFMT

Além destes cursos, devem sair ainda mais dois editais para cursos de pós-graduação. Estes, na UFMT para Especialização em Gestão Pública e Especialização em Informática na Educação. A previsão é que a inscrição abra entre os dias 01 a 09 de março pelo site www.ufmt.br/ingresso/2017 .

Presente no lançamento das novas vagas o prefeito Ari Lafin destacou a satisfação em participar desse momento. “Educação, saúde e segurança são o tripé para o andamento da sociedade e para mim esse momento é de grande alegria. Estamos falando de mais de 600 vagas gratuitas, isto é, falando da disponibilização de conhecimento para a nossa população”, disse.

Lafin acrescentou que o conhecimento é o grande propulsor para o desenvolvimento de qualquer cidade. “E queremos isso para Sorriso, por isso, estamos dando nosso apoio incondicional à UAB”, finalizou.

Para o vice-prefeito Gerson Bicego, a oferta de novos cursos mostra o avanço do município. “Estamos crescendo no campo da educação. São vagas gratuitas o que possibilita o acesso de todos à educação superior visando formação e melhores condições de trabalho e renda”, pontuou.

A mesma ideia é compartilhada pela secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, que salientou a importância de ter bons profissionais atuando no município, “para isso é necessário formação. Dessa forma, estamos sempre apoiando a UAB”, comentou.

Segundo o coordenador da UAB polo de Sorriso, Welton Beraldo, todos os cursos ofertados contam com a “credibilidade e qualidade das melhores universidades públicas”. Beraldo ressaltou que o polo local conta com laboratórios de química, física e informática, salas de atendimento privativo, biblioteca, espaço administrativo, além dos espaços de múltiplo uso como espaço aberto, cozinha e sanitários.

Em Sorriso, o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), funciona na Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, visto que a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, é parceira na implantação e na manutenção da unidade.