Na tarde de ontem (13), o prefeito Ari Lafin participou de uma reunião, juntamente com secretários, vereadores e uma equipe do Núcleo de Planejamento Urbano de Sorriso, onde foi apresentado um resumo do Plano de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), que vem sendo elaborado desde junho deste ano.

O PAIT está sendo preparado por uma empresa especializada em trânsito e transporte, a Systra Engenharia e Consultoria, vencedora do certame nº 066/2018, e visa à melhoria no trânsito, em sua fluidez e segurança, bem como a preocupação com a mobilidade urbana de Sorriso. Todo o trabalho está sendo realizado com o acompanhamento da equipe técnica do Núcleo de Planejamento Urbano, da Secretaria Municipal da Cidade.

O plano objetiva ainda apresentar soluções e propostas para o trânsito, que possam ser implantadas sem demandar grandes obras de infraestrutura e investimentos. A região delimitada para o estudo abrange uma grande extensão central do município, perimetrais e parte da região leste.

O PAIT foi fundamentado em um diagnóstico elaborado através de filmagens, contagem classificada de veículos, dados do IBGE, números da Prefeitura de Sorriso, entre outros. O estudo contou também com o sistema de microssimulação do trânsito que, através de um programa específico, permite a visualização do funcionamento do trânsito atual e como ficará com as intervenções propostas.

A previsão é que até meados de fevereiro de 2019, a empresa Systra concluirá todo o trabalho e fará a entrega do PAIT juntamente com os projetos executivos das intervenções propostas.