Terá início hoje (25) a segunda fase do Camping Escolar Paralímpico 2019, que será realizado no Centro Paraolímpico Caixa, em São Paulo. Ao todo, 98 jovens atletas que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares de 2018 participarão dos treinamentos, e entre eles está o paratleta sorrisense Eduardo Furtado da Cruz.

O paratleta, que tem 16 anos e integra o Projeto Sementes de Ouro, ofertado pela Prefeitura de Sorriso, fica até dia 3 de julho na capital paulista, onde está sendo observado e avaliado pela comissão técnica da seleção brasileira de jovens atletas paralímpicos.

No camping os jovens esportistas, com idade entre 12 e 17 anos, terão o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. Esta é a segunda etapa do acampamento.

Na primeira etapa, realizada em janeiro, eles passaram por testes, avaliações e treinos especializados para melhoria de suas performances, além de palestras com técnicos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e atletas profissionais.

Segundo os organizadores, o objetivo do camping é preparar atletas para que em 2024 ou 2028, representem o Brasil nos Jogos Paralímpicos.

No ano passado, Eduardo Furtado da Cruz participou das Paralimpíadas Escolares e retornou de São Paulo com os títulos de campeão brasileiro e recordista brasileiro no lançamento do disco. O paratleta sorrisense ainda compete nas provas de 100m, 200m e lançamento de dardo.

O atletismo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e da Cooperativa Sicredi.