Em alusão ao Setembro Amarelo, mês voltado à prevenção e apoio emocional em relação ao suicídio, a Administração Municipal está realizando palestras voltadas aos pais e alunos das escolas públicas de Sorriso.

Nesta manhã (27), o psicólogo Jovani Antonio Secchi falou aos pais da Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, sobre a importância de observar os sinais emitidos pelos filhos. Às 13 horas, o psicólogo fará nova palestra, na mesma escola, buscando a conscientização dos pais acerca da importância de falar sobre o suicídio, desfazendo a idéia de que “é melhor não tocar no assunto”.

Amanhã (28) as palestras serão voltadas aos alunos da Escola Municipal São Domingos, das séries finais do fundamental II, nos horários das 7h e das 13 horas. De acordo com dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), no Brasil, a faixa etária mais preocupante engloba jovens entre 15 e 25 anos, por isso o trabalho de prevenção está sendo feito ainda na infância, dentro das escolas.

O que é o Setembro Amarelo?

A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2014 por uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) — uma ONG voltada à prevenção e apoio emocional em relação ao suicídio — em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria.

Trata-se de uma expansão das ações do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro. Assim, durante o mês de setembro, as entidades envolvidas incentivam e colaboram para que a conscientização sobre o tema seja propagada por escolas, governos, ONGs e empresas.