Comunicação, interação, expressão, criatividade e criticidade. Essas são algumas das habilidades desenvolvidas por meio da leitura. No entanto, um dos maiores desafios é despertar nas crianças o hábito de ler. No dia 29 de julho, o tema será trabalhado por meio da palestra “Por que ler e contar histórias?”, que será ministrada pelo doutor e mestre em Educação, Cleber Fabiano.

A palestra é gratuita, aberta ao público e será ministrada às 19 horas, no auditório Magessi do Centro de Eventos Ari José Riedi. Por questão de organização do espaço e também para efeito de certificação é necessário fazer a inscrição pelo link https://forms.gle/SpNaHhKGA7V6bjxJA . Além da exposição do tema, o palestrante também dará exemplos de contação de histórias e fará a exploração lúdica da temática por meio de imagens.

Como forma de ampliar e aperfeiçoar o repertório dos professores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Cleber também se reunirá no dia 30, no período da manhã (7h às 11h), no Centro de Eventos Ari José Riedi,  com os coordenadores escolares e com os professores-formadores que atuam no Cemfor para trabalhar o tema “O processo de formação do leitor literário”.

Sobre o palestrante:

O Prof. Dr. Cleber Fabiano é doutor e mestre em Educação, graduado em Letras e diretor pedagógico da FATUM Educação e da FATUM Editora.  Atua como professor nos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Letras e Pedagogia. Ministra cursos, palestras e consultorias em várias cidades do Brasil. Escritor de livros teóricos sobre crítica da Literatura Infantil. Ganhador do Prêmio Acervo FNLIJ (2014) na categoria teoria literária. Participou de seminários e congressos internacionais nas áreas de literatura infantil e contação de histórias em Cuba, Portugal, Itália, Colômbia, Argentina, Nicarágua, Panamá, Venezuela, Bolívia, Alemanha, Irã e México.