Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Higiene corporal e saúde. Esse foi assunto em voga ontem, 25 de abril, na AABB Comunidade. Por lá, a enfermeira Queli Ferreira conversou com 75 alunos que integram os projetos sociais e tratou sobre higiene X saúde.
Conforme a enfermeira, essas são ações simples e falam muito sobre a maneira como você se importa e cuida do seu corpo. A própria epidemia da covid-19 mostrou o quanto a higiene é essencial: o simples ato de lavar as mãos foi responsável por salvar muitas vidas; afinal, mãos limpas não disseminam vírus, bactérias e doenças infecciosas.
E cuidar da higiene é fácil. A prática inclui ações simples e básicas como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes diariamente, entre outros hábitos. Afinal, estar limpinho melhora até o nosso humor, não é mesmo?!
A ação integra as atividades do departamento de Educação em Saúde e da Comissão de Integração de Ensino e Serviço Municipal de Educação Permanente em Saúde (Cies).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).