Estudo será novamente apresentado à sociedade

Assim como a comissão do Condess está com as informações “bem fresquinhas” na cabeça, toda a população também poderá conferir, mais uma vez, o Plano, que será apresentado nesta terça (26), a partir das 19h, no Plenário da Câmara de Vereadores. O evento do Legislativo sorrisense também vai permitir que toda a população possa avançar no debate de outro tema: a implantação de redutores eletrônicos de velocidade.

Conselho autorizou lombadas eletrônicas

No dia 29 de setembro, o Condess deu o aval para que a Prefeitura faça a instalação, em caráter de testes, dos equipamentos, que tem como foco a redução da velocidade dos veículos que transitam nas ruas e avenidas sorrisenses. Como resultado, é esperada uma sensível redução nos índices de acidentes, que estão na casa dos 150 por mês. Em setembro, foram 159; em agosto, 151; e em julho, 171.

Um dos integrantes da comissão do Condess, e presidente do Conselho de Segurança Pública (Conseg), Gilvano de Ávila, afirma que é a favor, tanto das mudanças propostas pelo PAIT, quanto da implantação dos redutores eletrônicos de velocidade. “Eu vejo como mais segurança para nosso município e a medida só vai doer no bolso dos que não são cumpridores da lei e vão precisar se ajustar à nova realidade”, ressalta.

Gilvano toca no centro da ferida, a confusão que ainda há entre os redutores que serão implantados e aqueles radares escondidinhos. Os dispositivos licitados pela Prefeitura são aqueles redutores bem visíveis, que mostram a velocidade de cada veículo.  Ou seja, só vai levar multa quem estiver circulando com velocidade acima do permitido pela vida.

Unidade-teste vai subsidiar análise

A empresa classificada no processo licitatório está instalando uma unidade-teste na Avenida Blumenau, bem aos fundos da Escola Municipal Rui Barbosa. “Este primeiro equipamento vai nos permitir aferir com propriedade a velocidade empregada pelos condutores, além de ressaltar a importância de ampliar o cuidado em regiões próximas a escolas”, explica o adjunto da Semsep, Emiliano Preima. Na região, também é visível a circulação de estudantes de outras unidades escolares, como a Leonel Brizola (também municipal) e a Mário Spinelli (estadual). O início de outubro foi marcado por um trágico acidente no local: o atropelamento de uma menina de 7 anos por um caminhão.

Os equipamentos contam com sistema de gestão de dados e acidentes de trânsito, permitindo a geração de relatórios estatísticos e também videomonitoramento por leitura automática de placas, com envio automático de dados para a Polícia Militar.

Nesta primeira fase, explica o Preima, tanto a comissão do Condess, quanto a comissão técnica do Pregão 33, o processo licitatório que prevê a instalação dos equipamentos, poderão avaliar criteriosamente o equipamento, e, depois disso, verificar se é válido ou não seguir com o processo de instalar os redutores nos pontos com maior índice de acidentes.