Uma recepção especial na manhã de hoje (6) no Paço Municipal integrou comemorações alusivas ao Dia da Internacional da Mulher, 8 de março. Além da distribuição de lembranças produzidas pelas oficinas de artes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a atividade também contou com alongamento. Participaram da cerimônia o prefeito Ari Lafin; a secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Jucélia Ferro; o vice-prefeito Gerson Bicego e sua esposa, Edilamar Bicego; além da secretária municipal de Educação e Cultura, Lucia Drechsler; das vereadoras Silvana Faccio e Marisa Netto, e do vereador Acácio Ambrosini. A homenagem também foi acompanhada pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudia Negrão e pelo presidente da  Associação Brasileira de Odontologia (ABO) de Sorriso, Aurélio Kiramoto, representantes das instituições parcerias nesta série de atividades.

Em sua fala, a vereadora Silvana Faccio destacou a importância desta parceria para esta celebração. “Preparamos de forma conjunta com muito carinho esta semana de homenagens, por isso, queremos convidar as mulheres para participar das atividades”, comenta a vereadora.

Para a secretária de Assistência Social, a mulher tem um papel fundamental na sociedade, desde a formação do núcleo familiar até a atuação profissional. Jucélia aproveitou a oportunidade para também lembrar da arrecadação de produtos de higiene e cosméticos que está sendo feita com o objetivo de destinar estes produtos para as mulheres que recebem atendimento no Centro de Referência da Mulher. “É uma forma simbólica de também resgatar a autoestima destas mulheres”, complementa.

Para o prefeito, a data não somente serve como um momento de homenagem pela evolução da luta da mulher pela igualdade de direitos na sociedade contemporânea, mas também como um despertar para o fim da violência doméstica. “Infelizmente sabemos que muitas mulheres ainda são vítimas de violência e, como representante do poder público, destaco que toda mulher que se sentir ameaça e  fragilizada deve sim buscar ajuda pois há mecanismos de proteção disponíveis em nossa cidade e não há justificativa para que mulheres continuem a sofrer violência em seus lares”.

Programação

Promovida por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Sorriso e a Câmara de Vereadores, a programação conta com uma série de atividades até quinta-feira (9). Na manhã de sábado (4), representantes do Executivo e do Legislativo, assim como da OAB e da ABO integraram uma caminhada que partiu da Praça da Juventude para sensibilizar a população sobre a relevância desta data.

Às 19 horas de hoje, a Câmara de Vereadores promove uma sessão solene para homenagear as mulheres que se destacam na sociedade em diversas categorias, como assistencial, empresarial, educacional e cultural.

Amanhã (7), das 8h às 11 horas, a Sala do Cidadão da Câmara Municipal de Vereadores, localizada no bairro São Domingos, região Leste de Sorriso, será a sede da “Caravana da Mulher”, composta por atividades ligadas à beleza, artesanato, saúde e cultura. No período da tarde e da noite, a Rua São Roque, no Residencial São Francisco, passa a ser o ponto de parada da Caravana.

Além das ações ligadas aos atendimentos de beleza, saúde e artesanato, às 17h45 os moradores participam de uma animada aula de zumba. Já às 19 horas, o momento é de curtir um bom filme, que será exibido lá mesmo, com direito à tradicional pipoca.

Já na Praça da Integração, no bairro Novos Campos, as atividades do projeto Ginástica na Praça serão especiais, com alongamentos diferenciados, remix musical e uma palestra com a enfermeira Leila Dorn, que permitirá a todas as participantes uma análise sobre o estilo de vida atual e seu reflexo sobre os aspectos físicos e emocionais.  Também está programada uma confraternização. Esta mesma atividade deve ser promovida para as alunas do Ginástica na Praça na quarta-feira (8), na Praça das Fontes. As atividades serão sempre no horário de costume, às 17h45.

No Dia Internacional da Mulher (8), novamente o saguão do Paço Municipal torna-se palco das homenagens, a partir das 7 horas. Durante todo o dia, serão proferidas palestras na rede escolar e em faculdades, protagonizadas por representantes da ABO e da OAB. A partir das 14 horas, o Centro de Eventos Ari José Riedi recebe as atividades a partir das 14 horas, com a palestra “Empoderamento da Mulher”, ministrada pela psicóloga Verônica Berzuini. No local, também serão ofertadas as oficinas temáticas. Às 17h45, todas se agitam com uma aula de zumba.

A Caravana da Mulher segue ainda para o Distrito de Boa Esperança do Norte no dia 8. A partir das 16 horas, a Associação dos Idosos do Distrito recebe as oficinas temáticas e às 19 horas a Câmara dá início a uma sessão solene no local.

Na quinta-feira (9), a partir das 8 horas, autoridades visitam as unidades de saúde para homenagear servidoras e também pacientes. No período das 17h às 21 horas, haverá atendimento voltado especialmente à saúde da mulher, nos PSFs São Domingos, Nova Aliança, Fraternidade, Bom Jesus, Jardim Primavera, Central, Jardim Amazônia e Rota do Sol.

As mulheres do bairro Santa Maria também podem participar das oficinas temáticas da Caravana da Mulher, que terá como ponto de parada a área pública do residencial, entre as ruas Santa Agatha e Santa Sofia.

Doação de itens de higiene e beleza

Além das ações de reconhecimento e homenagem à mulher, durante todo o mês de março, serão arrecadados produtos de higiene da mulher para serem revertidos às instituições que prestam atendimento específico, como o Centro de Referência da Mulher, por exemplo. Quem tiver interesse em fazer doações pode levar produtos como xampu, sabonete, creme dental e desodorante à Câmara Municipal de Vereadores e à Secretaria Municipal de Assistência Social.