A deflagração da operação visa o enfrentamento qualificado nos crimes ambientais e incêndios. Além de Sorriso, a ação vai percorrer as cidades de Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Cláudia.

O secretário-adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Fortes, frisou que a operação visa o enfretamento aos crimes ambientais e conta com a participação da ação profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec, Ciopaer, Defesa Civil e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). "A proposta é intensificar a fiscalização", destacou.

O coronel Giovani Eggers, do Comando Regional III, informou que a intenção da operação – que seguirá até o meio-dia do dia 28 de agosto – é minimizar os números de focos de calor, sobretudo porque os índices cresceram. “A nossa fauna e flora pedem socorro”.

O secretário-executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, o coronel Paulo André da Silva Barroso, destacou que a operação chega à 5ª edição, de maneira completa, com o intuito de combater os crimes por desmatamento e degradação florestal. "Mas outros crimes ambientais também serão combatidos", frisou, acrescentando que a expectativa é de aplicar multas estimadas em até R$ 60 milhões.

Já o comandante da Operação Abafa Amazônia, o tenente-coronel Dércio dos Santos, disse à imprensa que o trabalho foi lançado hoje, mas começa bem antes. “Temos equipes multidisciplinares. Nós temos algumas ferramentas, desde gratuitas, para facilitar a comprovação e o que causou a degradação ambiental”.

O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso começou no dia 15 de julho e segue até o dia 15 de setembro. Neste período, fica proibido o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. A normativa se fundamenta na Lei Complementar nº 233, de 21 de dezembro de 2005.

No perímetro urbano, as queimadas são proibidas durante todo o ano. Ainda no mês de julho, foi instalado na Sesp, o Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman), unidade que vai coordenar as ações de prevenção e repressão a incêndios em todo o Estado. A criação do Comitê foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 12 de julho pelo Decreto nº 174.