Conscientizando sobre a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho, o abril verde é um mês em que os setores de rh e as CIPAS de diversas empresas se empenham em promover eventos internos para garantir que os trabalhadores cumpram as diretrizes de segurança e entendam a importância da saúde e segurança no trabalho.
A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) é um evento realizado pelas empresas durante o abril verde que conscientiza os trabalhadores sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Em abril também é feita a campanha de abril azul, voltada à conscientização do autismo, promovendo debates sobre a condição e sobre formas de inclusão de pessoas autistas na sociedade.
Os ônibus do transporte coletivo estão devidamente monitorados internamente. As câmeras de videomonitoramento foram instaladas ainda ontem (23 de abril) pela empresa proprietária dos veículos, que são locados pela Prefeitura.
Agora, todos os veículos que rodam as dez linhas ofertadas em Sorriso contam com câmeras com telemetria, ou seja, além de captar imagens e som, os equipamentos também permitem acompanhar velocidade, trajetos, partidas e paradas.
De acordo Leandro Gehlen, responsável pelo transporte coletivo de passageiros, o videomonitoramento é uma solicitação antiga, e devidamente prevista em licitação. “Demos um prazo para a empresa instalar os equipamentos, que agora estão em pleno funcionamento, garantindo acompanhamento em tempo real de todos os veículos, com câmeras que monitoram a rua, a entrada dos veículos e o salão”.
Secretário de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), Milton Geller destaca que os equipamentos devem trazer mais segurança aos passageiros, bem como cobradores e motoristas. “O videomonitoramento é realidade em vários pontos da cidade, e agora também passa a integrar o transporte coletivo de passageiros, trazendo ainda mais segurança a todos que utilizam essa forma de transporte”.
Da mesma forma que nos veículos de transporte coletivo, a Prefeitura também busca formas de instalar o videomonitoramento nos ônibus do transporte escolar. “Não há como estabelecer um prazo, dado que é uma frota grande e mista, dado que alguns ônibus, como os que rodam as linhas do interior, precisam ser terceirizados, mas este avanço está em nosso planejamento”, adianta Gerson Cândido, responsável pelo transporte escolar.
Precisa tirar dúvidas sobre o funcionamento do transporte coletivo? No site da Prefeitura é possível acessar todas as linhas disponíveis, bem como os horários. Há ainda o WhatsApp 99725 1531, para o envio de mensagens.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).