O agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Bruno Maia, pontua que a agricultura familiar responde pela grande maioria dos gêneros hortifrutigranjeiros presentes em nossas mesas no dia-a-dia. Maia frisa que em diferentes níveis de profissionalização este setor é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país e, “cabe à sociedade como um todo se esforçar para que nos ambientes rurais continuem a existir produção, emprego e renda”, diz.

Maia ressalta que as políticas públicas de compra institucional têm o objetivo maior de resolver as questões de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), visando o atendimento ao Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Sorriso, lembra o profissional, já realiza a aquisição de grande parte dos alimentos servidos na merenda escolar da rede pública diretamente da agricultura familiar. E a proposta é avançar mais.

Por isso, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que desenvolve o projeto “Cidades Empreendedoras”, o Município vem estudando a implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos, “nesse caso o eixo de Compras Institucionais” explica Maia ao ressaltar que essa é uma proposta para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do ambiente de negócios.

E para tratar do assunto, a Sama e o Sebrae farão a oficina direcionada para um público amplo com a presença de agricultores, gestores públicos envolvidos no processo de compras da agricultura familiar que inclui vários setores da própria Prefeitura, além do Conselho de Alimentação Escolar Municipal.

Serviço:

• Data: 20 de julho de 2022
  • Local: Auditório Farroupilha - Centro de Eventos Ari José Riedi - Av. Blumenau Sul, 1451 - Rota do Sol
  • Horário: 7 às 12 horas