O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, acompanhado do prefeito Ari Lafin, conferiu ontem (11) o andamento das obras do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), em construção na área do Aeroporto Regional Adolino Bedin. Segundo Jarbas, a previsão é que o local esteja pronto em 120 dias.
 O Centro em instalação deverá atender 28 municípios da região Norte de Mato Grosso. A construção da base foi possível por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Prefeitura de Sorriso.
De acordo com o secretário, “deverá proporcionar mais eficiência no sistema de segurança pública e também servir de apoio à área de saúde com aeronaves preparadas para socorros emergenciais”. O local está sendo preparado para receber 30 profissionais do grupamento especializado, entre bombeiros militares, policiais civis e policiais militares.
A nova base descentralizada do Centro irá contar com um helicóptero fixo e dois aviões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. Além disso, o hangar também será usado como apoio para as demais instituições que operam com aeronaves, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dentre outras.
Conforme informações divulgadas pela Sesp, o Ciopaer dispõe de três helicópteros e quatro aeronaves. O efetivo é de 92 profissionais da segurança pública, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, que atuam nas funções de pilotos, tripulantes, mecânicos e nos serviços administrativos. Apoio às ocorrências de roubos, cercos, perseguições, resgates, salvamentos, incêndio, e defesa civil estão no dia a dia dos profissionais do Ciopaer.
Também acompanharam a visita, o suplente de deputado federal Éderson Dal Molin, o vereador Toco Baggio e superindentes da Sinfra, que vieram para vistoriar a obra e garantir recursos para a finalização.

Entrega de materiais à 10ª CIBM

Após a visita às obras do Ciopaer, Jarbas acompanhado do prefeito Ari Lafin visitou o quartel da 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Sorriso. No local, o município repassou ao Corpo de Bombeiros o material de mergulho adquirido com recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).
De acordo com o comandante da Companhia, Capitão BM Weber Dionísio Batista Júnior, foram adquiridos cinco conjuntos reguladores completos, dois reguladores de pressão do 2° estágio, duas mangueiras de baixa pressão, duas mangueiras de alta pressão, dois marcadores de pressão.
Além destes, foram adquiridos também quatro coletes equilibradores, 10 lastros de dois quilos, dois cilindros de oxigênio portáteis, seis facas de mergulho, quatro bolsas para transportes e dois computadores de mergulho. Conforme o capitão, no momento Sorriso é a única companhia a contar com computadores de mergulho no Estado. No total, foram investidos cerca de R$ 40 mil na aquisição dos equipamentos.
Weber ressaltou que “o material de segurança é fundamental para darmos uma resposta com relação a afogamentos ou objetos submersos. E hoje ainda tivemos a notícia, com satisfação, de o prefeito anunciar que vamos receber mais uma unidade de resgate para a nossa cidade”.
O prefeito Lafin pontuou que o apoio ao Corpo de Bombeiros é fundamental, “pois eles prestam um trabalho valoroso ao município”. Lafin destacou ainda que hoje (12), cumpre agenda na capital estadual, Cuiabá, onde pedirá apoio ao Governo do Estado para conclusão de obras de recapagem no município até  maio.  “Também vamos solicitar viaturas para a Polícia Militar e agradecer o apoio que estamos recebendo do Estado em todas as ações do município”, finalizou.