Assim que entrar em funcionamento, a unidade deverá atender mais de 220 crianças de o a 4 anos

Foi retomada nesta manhã (26), a obra do Cemeis Rota do Sol. Ao entregar a ordem de serviço ao responsável pela LHC Construtora, o prefeito Ari Lafin, pontuou que a “retomada desta obra é um desejo da Administração e de todos os moradores dos bairros Rota do Sol e Santa Clara”.

Lafin destacou ainda que a união do Executivo e legislativo para o reinício das obras. “Esse também é um momento de destacar o trabalho realizado pela Administração passada, que deu início a essa obra”, disse.  O prefeito destaca que os trabalhos retomados hoje (26), tem previsão de conclusão para o mês de outubro.

A construção do Cemeis abrangerá uma área total de 1.323,58 m², distribuídos em bloco administrativo, bloco de serviços, blocos pedagógicos, bloco de multiuso e pátio coberto, além de playground e reservatório de água.  Assim que estiver pronta, a unidade atenderá 224 crianças com até quatro anos.

A obra, que teve início em 2013, estava paralisada depois da rescisão de contrato com a primeira empresa por abandono dos serviços.  Na sequência, a Prefeitura Municipal solicitou ao Ministério de Educação autorização para alterar o modo construtivo, passando de pórticos de PVC para blocos de concreto.

Inicialmente, a construção da unidade estava orçada em R$ 1.734.093,34 (um milhão setecentos e trinta e quatro mil e noventa e três reais e trinta e quatro centavos), com recursos do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com a alteração e a execução de alguns serviços pela primeira empresa, o atual contrato prevê um orçamento de R$ 1.686.168,93 (um milhão, seiscentos e oitenta e mil, cento e sessenta e oito reais e noventa e três centavos), do FNDE. Como contrapartida, a Prefeitura investiu R$ 400 mil quando da compra do terreno.

Para o vice-prefeito, Gerson Bicego, é fundamental investir na educação. “Quando investimos em educação, estamos investindo na qualidade de vida da nossa população. A educação humanizada que transforma vidas”, destacou.

Já a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Deschler, salientou a importância da edificação do Cemeis para os bairros Rota do Sol e Santa Clara. “Há uma grande demanda de creche aqui. A Administração municipal está empenhada na busca por mais vagas para a educação infantil. Então, hoje temos muito o que comemorar e agradecer a todos os envolvidos na retomada dos serviços”, disse.

Também presente no ato, o deputado federal Éderson Dal Molin (Xuxu), ressaltou a união e o trabalho coletivo para a realização de obras como essa. Segundo Dal Molin, de extrema relevância para a comunidade.

Conferiram de perto a retomada dos serviços do Cemeis Rota do Sol, os vereadores Maurício Gomes, Toco Baggio, Acácio Ambrosini, Marlon Zanella, Dirceu Zanatta, Silvana Faccio, Marisa Neto e Bruno Delgado, além do presidente do bairro Rota do Sol, Vilson Roque Mutinelli e demais representantes da comunidade beneficiada.