Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Menu
Sorriso digital

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700
Setembro Amarelo
O mês dedicado à prevenção do suicídio

O mês dedicado à prevenção do suicídio

Publicado em 29 de agosto de 2022 às 09:44

Setembro é um mês especial, né?! É o mês que marca o início da primavera no hemisfério Sul. E da prevenção à vida.  No Brasil, desde 2015, setembro recebeu uma cor para chamar de sua e virou o “Setembro Amarelo”. A cor linda e que traz vida a qualquer ambiente; contudo no mês de setembro a função é mais abrangente já que a intenção é nos lembrar da importância de cuidarmos da nossa saúde mental. Afinal, esse é o objetivo do Setembro Amarelo: prevenir o suicídio; ofertar apoio emocional.

E para discutir saúde mental a Secretaria de Saúde e Saneamento por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nova Vida | Maria Zélia da Silva Cosmos; do Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil (Integrar) e do Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), fará um trabalho especial.

Os profissionais do Caps e do Integrar serão responsáveis por uma série de palestras e rodas de conversa. A primeira delas será no CRAS São Domingos na próxima quarta-feira, 31 de agosto. O encontro será realizado nos turnos matutino e vespertino. A agenda completa das palestras e rodas de conversas inclui ações que se estenderão até o fim do mês.

Já no dia 1.º de setembro o encontro inicia às 7h30 no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces). Na data as equipes especializadas em saúde mental que atuam no AME, CAPS e Integrar farão um momento de matriciamento com as equipes de Atenção Primária em Saúde (APS) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O matriciamento ou apoio matricial, constitui em um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. A intenção é integrar os profissionais da equipe de saúde da família com profissionais especialistas, possibilitando aos APSs e ACSs um suporte para a discussão de casos.

Integrando as ações, o coordenador do Caps, Ricardo Alves, defende que  “precisamos falar mais sobre o movimento do Setembro Amarelo e pôr em prática o cuidado com a saúde mental em todos os meses do ano”. Ricardo destaca que diante de qualquer sintoma de depressão ou de ideias negativas, o ideal é procurar ajuda. “Sempre há alguém disposto a conversar. Fale, busque ajuda. Não guarde nenhuma ideia ruim para você; essa conversa pode ser com um familiar, um amigo, um profissional – nós estamos à disposição no CAPS, no Integrar e no AME”, frisa.

 

No Integrar

O Integrar atende crianças e adolescentes portadores de sofrimento mental, encaminhados ao espaço pelas Unidades de saúde da Família. No local é ofertado um modelo terapêutico diferenciado, em que o usuário não é retirado de seu contexto social e relacional, funcionando como um serviço ambulatorial, com a presença de equipe multiprofissional, composta de médico psiquiatra, enfermeiro, psicóloga e assistente social. O Integrar fica na rua Cuiabá, n.º 351 no bairro Bom Jesus.

 

No CAPS

Para receber atendimento no CAPS, não é necessário encaminhamento. Basta comparecer à unidade com os documentos pessoais e o cartão SUS. Por lá, os pacientes recebem atendimentos individuais e em grupos, tanto com os usuários quanto com seus familiares, por meio de oficinas terapêuticas; projetos de inclusão social; inserção em cursos para entrada no mercado de trabalho; eventos de promoção e educação em Saúde Mental.

O coordenador destaca que a equipe é multidisciplinar composta por médico, enfermeira, psicólogos, assistente social, pedagoga, artesã, técnicos de enfermagem, educador físico, motorista, merendeira e zeladora. O CAPS atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, na Rua Adolino Bedin, Jardim América.

 

No AME

No Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME) também é ofertado tratamento psicológico e psiquiátrico. O encaminhamento para atendimento no espaço é realizado pelos profissionais das Unidades de Saúde da Família. O AME atende na Avenida Brasil, n.º 821.

Setembro Amarelo

No Brasil, desde 2015o Setembro Amarelo vem sendo trabalhando para prevenir o suicídio por meio da iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O mês foi o escolhido porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Texto: Decom
Fotos: Ricardo Alves

Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi