Na segunda-feira (3 de abril), às 7 horas, em frente ao campo do bairro Nova Aliança, começa oficialmente o trabalho do Núcleo de Ações Integradas (NAI) da Administração Municipal de Sorriso. A intenção do NAI, explica o prefeito, Ari Lafin, é fazer verdadeiros mutirões com vários serviços, como recolhimento de resíduos sólidos; limpeza de terrenos públicos que possam estar sujos, e notificação de terrenos particulares que estejam na mesma situação;  troca de lâmpadas da iluminação pública; tapa-buracos; pintura de meio-fio; corte de grama dos canteiros centrais; e limpeza de bocas de lobo. “O ação de revitalização, feita em várias frentes, certamente mudará de forma positiva cada região atendida”, aponta.

Para que os moradores possam se organizar, é só acompanhar quando o NAI vai atuar em cada região da cidade. Para tanto, a Administração Municipal disponibiliza um calendário com o cronograma de trabalho ao longo deste ano. Os calendários estão sendo entregues nas residências e podem ainda ser solicitados na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. “Nosso objetivo é, sempre com apoio da população, promover ações de limpeza e manutenção da infraestrutura, o que traz benefícios diretos para a saúde de todos, bem como para a imagem de nossa cidade”, destaca o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego.

Os resíduos devem ser dispostos na calçada somente uma semana antes do período da coleta. Cada um dos oito setores atendidos receberá o serviço a cada dois meses, por isso, a manutenção da limpeza depende da ação de cada morador. Assim que o NAI terminar a atuação em cada setor, entra em ação a equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que poderá notificar e até multar quem colocar os resíduos sólidos, por exemplo, antes do período correto da coleta.

O trabalho começa, do dia 3 a 7, pelo setor 1, composto pelos bairros Industrial (1.ª e 2.ª etapas), Vila Bela, São Domingos, Fraternidade, Verdes Campos, Novos Campos, São Matheus, Boa Esperança, Nova Aliança, São Francisco, Loteamento Estrela do Sul, Morada do Bosque 1, Jardim Ocidental, e Master Ville 1 e 2.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Pedrinho Gilmar Silva, informa que é preciso manter a atenção para o que será recolhido: móveis e eletrodomésticos velhos e resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim (como folhas da varrição e grama cortada) que devem ser acondicionados em sacos de até 60 kg. Ele ressalta que não serão recolhidos restos de podas de árvores (como galhos e folhas) e resíduos de construção civil. Estes materiais devem ser levados até o Depósito de Resíduos Sólidos do município.

Anote:

O quê: Evento de início do trabalho do NAI