Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Tá vendo estes quebra-molas em meia pista? Se você observar bem, vai ver também que entre estas duas metades, tem uma faixa de pedestre. E ela está bem em frente a uma unidade escolar. O motivo? Lembrar os condutores sobre a necessidade de reduzir a velocidade para evitar qualquer tipo de acidente no local, principalmente nos momentos de entrada e saída dos alunos.
Coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), Márcio Pires lembra que “desviar” da lombada é, além de um ato de desrespeito e um atentado à segurança, uma infração de trânsito de natureza gravíssima. A “contornadinha” pode resultar em uma multa de R$ 1.467,35 e menos 7 pontinhos na carteira de habilitação.
“Buscamos esta referência em outros municípios e estamos implantando aqui com o objetivo unir a segurança à fluidez no trânsito, confiando sempre na participação de condutores e pedestres neste processo de promoção de um trânsito mais pacífico”, destaca o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).