Conscientizando sobre a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho, o abril verde é um mês em que os setores de rh e as CIPAS de diversas empresas se empenham em promover eventos internos para garantir que os trabalhadores cumpram as diretrizes de segurança e entendam a importância da saúde e segurança no trabalho.
A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) é um evento realizado pelas empresas durante o abril verde que conscientiza os trabalhadores sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Em abril também é feita a campanha de abril azul, voltada à conscientização do autismo, promovendo debates sobre a condição e sobre formas de inclusão de pessoas autistas na sociedade.
Em participação na sessão do Legislativo Municipal nesta manhã, 23 de abril, o secretário de Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Adriano Denardi, pontuou ações e estratégias desenvolvidos pela pasta. Denardi destacou que a Semsep tem como atribuições principais “prestar apoio material e de pessoal às instituições de segurança alocadas no município; além disso, a Secretaria coordena a Guarda Municipal de Trânsito, o Departamento de Sinalização de Trânsito e a Defesa Civil”, pontua.
O foco, reforça o gestor, está em atender o cidadão e prestar o melhor serviço à comunidade. Em 2023 foram instaladas 345 câmeras de segurança pelo programa Vigia Mais “e agora para 2025 vamos ampliar esse monitoramento com a instalação de mais 293 câmeras na segunda etapa; o painel para o monitoramento já foi instalado na Secretaria e vai entrar em funcionamento em maio”, frisa o gestor. O painel foi adquirido com o apoio do Conseg e para as câmaras, o Município contou com o apoio do Governo do Estado.
Denardi destaca que a Semsep também já realizou atualizações no Plano Municipal de Segurança Pública, aprovado em 2024. “Retomamos nosso trabalho do Plano de Segurança nas escolas onde a presença da Guarda Municipal tem sido constante; nossa equipe também tem atuado diretamente nas escolas com palestras e orientações tanto para estudantes quanto para os pais, pensamos em segurança no dia-a-dia da comunidade e na segurança no trânsito”, explica. Desde fevereiro, quando as palestras em escolas foram retomadas, mais de dois mil estudantes já acompanharam as orientações.
A presença da GM é rotina na área urbana com blitz educativas e orientativas como as operações da Lei Seca e com o atendimento à chamados em relação à perturbação do sossego alheio. A área rural também conta com blitzs orientativas e abordagens realizadas rotineiramente. Desde o início do ano foram recuperadas 41 sinalizações de trânsito e instaladas mais 12. O Município também contou com o repasse de R$ 1,2 milhões do Detran para aquisição de novos conjuntos de semáfaros.
Braço da Semsep, a Defesa Civil também atua diariamente na cidade. “Tanto em período chuvoso quanto em períodos de estiagem a Defesa Civil é atuante, entre janeiro e março a Defesa contabilizou 253 atendimentos”, aponta. No início de abril, inclusive, o Município recebeu um veículo da Casa Civil para uso da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec). “Também estamos aguardando a aprovação do Plano Federal de Proteção e Defesa Civil para elaboração do municipal”, salienta.
Além das ações de rotina desenvolvidas pela pasta, em 2025 também já foi realizada uma capacitação de inteligência voltada às forças de segurança, ministrado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), com apoio da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e da Semsep. A jornada delegada da PM, a Brigada Municipal Mista, a cessão de uso de imóvel para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), também estão entre as ações desenvolvidas.
“Temos outros processos em andamento como a criação da Guarda Mirim, a intenção da construção de residencial para servidores das forças de segurança via Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), com apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Semsep, e, a instalação das Forças Integradas Contra o Crime Organizado (Ficco).
“O convite para apresentar o trabalho da Semsep partiu do vereador Emerson Farias e, em nome de toda a Secretaria agradeço ao Emerson e à todo o Legislativo a oportunidade de mostrar nosso trabalho; estamos sempre à disposição do Legislativo e da população”, finaliza Denardi.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).