O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) reforçará as ações de fiscalização de obras em andamento nos bairros São Conrado, Jardim Aurora, Industrial JK, Jardim Paraíso, Terra Ville, Jardim dos Imigrantes, Park das Araras, Golden Park, e nos condomínios Porto Seguro, Cidade Jardim, Costa Brava, Ilhabela e Arboreto Eco Ville.
Quais irregularidades podem ser observadas? Edificação sem licença emitida (alvará de construção); alteração no projeto (ampliação) sem que haja licença emitida pela municipalidade; execução de edificação sobre o recuo da frente mínimo, lateral ou de fundos, entre outras.
Como funciona o processo de fiscalização? Vamos lá, a partir da constatação de alguma anormalidade, o NIF notifica o proprietário da obra. Vale lembrar que esta etapa permite que os erros apontados sejam corrigidos, sem que sejam aplicadas multas. No entanto, caso o proprietário ignore a notificação e não apresente defesa no NIF, aí sim a multa será aplicada.
“Fiscalizar uma obra garante que ela seja executada dentro de todas as normas técnicas, evitando problemas estruturais e garantindo um ambiente seguro”, afirma o coordenador do Núcleo, Gabriel Alves Rodrigues Neto.
Como entrar em contato com o NIF?
O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização. Neste número, o atendimento é digital.
Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil. Quem optar por uma ligação telefônica, é só acionar o 3545 4769, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.