Amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias.
A amamentação também contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano.
A partir de segunda-feira (5 de maio), o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) dará início a um novo mutirão para vistoriar terrenos sem construção que possam estar com mato alto ou acúmulo de resíduos. Os bairros a serem fiscalizados são o Park das Araras; Recanto dos Pássaros; Recanto Seguro; Jardim dos Imigrantes; Terra Ville e o São Conrado.
O NIF reforça, no entanto, que terrenos baldios localizados em outras regiões devem ser mantidos limpos a todo tempo. Para que a população possa denunciar terrenos sujos, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização.
Vale lembrar que deixar o terreno sujo pode gerar multa, além de trazer riscos para a vizinhança, como potencial criadouro para insetos e animais peçonhentos, entre outros perigos. Se o terreno for notificado e a limpeza não for feita no prazo estipulado, além da multa, o proprietário da área também está sujeito à cobrança da taxa de limpeza.
O valor da multa pode chegar a R$ 6.123,00, de acordo com o tamanho da área, podendo aumentar se houver qualquer tipo de queimada. A taxa de limpeza também varia de acordo com a dimensão do terreno, conforme dispõe a Lei Complementar nº 3.302/2022.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).