A manutenção de um ambiente urbano livre de insetos, roedores e animais peçonhentos, e, consequentemente, com menos risco de doenças, depende da participação de todos, seja do poder público, como de cada morador do município. Por isso, mais uma vez, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura Municipal de Sorriso divulga uma lista (clique aqui e confira) com nomes de proprietários de terrenos baldios que estão sujos, seja com mato alto, ou depósito de entulhos e lixo.

Os proprietários cujos nomes estão na lista devem limpar os lotes em um prazo de 10 dias a partir da divulgação. Não há necessidade de apresentar fotos ou respostas ao NIF, visto que os fiscais farão novas vistorias para verificar a situação dos lotes. Caso continuem sujos, será emitida multa de 20 VRFs, o que corresponde a R$ 1.541,40. A prática de passar veneno, mas não retirar a vegetação seca restante também é vedada, visto que os lotes devem estar completamente livres de vegetação. O coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, lembra que, caso estes lotes sofram algum tipo de queimada, a multa mínima é de R$ 5 mil.

Reinaldo também adianta que além desta primeira lista de 2018, outras já estão em elaboração.  “Todos os proprietários de terrenos urbanos devem ficar atentos à limpeza de seus lotes, para evitarem as notificações, o pagamento de multas e também contribuir para a saúde de todos, visto que terreno com lixo e mato alto pode ser foco de muitas doenças”, reforça, destacando que denúncias de lotes baldios sujos podem ser feitas pelo telefone 3454 4769, das 7h às 13 horas.

Manutenção da limpeza urbana

Justamente para garantir a limpeza urbana e colaborar com os munícipes para a destinação correta de entulhos, a Administração Municipal vem adotando, desde 2017, o calendário de limpeza urbana. Nesta semana, a equipe do Núcleo de Ações Integradas (NAI) começou a atuar no Setor 2, que inclui os bairros Bom Jesus, Benjamin Raiser, Alphaville, Village, Villa Romana, Centro e Jardim das Acácias.

Além da coleta de resíduos sólidos, o NAI também atua, durante a passagem pelos bairros,  na limpeza de terrenos públicos que possam estar sujos, na notificação de terrenos particulares que estejam na mesma situação, na troca de lâmpadas da iluminação pública, na ação de tapa-buracos e pintura de meio-fio e corte de grama dos canteiros centrais.

Vale lembrar que não são recolhidos restos de podas de árvores e restos de construção civil. Esses entulhos deverão ser levados pelo próprio morador para o Depósito de Resíduos Sólidos do município.