Na capital do Estado, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, tratou ontem (17) sobre o andamento do processo de licenciamento ambiental para que tenha início a obra de recuperação do lago localizado na região do Bairro Rota do Sol.

Participaram da reunião com a secretária-adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Luciane Bertinatto, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Márcio Kuhn, e o engenheiro sanitarista Marcelo Antônio de Oliveira.

A revitalização do local será feita por meio de parceria entre o Poder Executivo e a empresa que executou o loteamento da região. Como a demanda é um passivo ambiental, a questão vem sendo acompanhada pelo Poder Judiciário e a situação exige a limpeza do lago existente, seu desassoreamento, recuperação e estabilização das margens e revitalização da região no entorno para que o local possa servir como área de lazer para a comunidade, com a instalação de pista de caminhada e academia da saúde.

Como o curso d’água é de competência do Governo do Estado, qualquer intervenção depende da autorização da Sema. Neste momento, está sendo aguardada a liberação para o desassoreamento e estabilização das margens.  “Estamos confiantes que em breve toda a documentação estará pronta para que, por meio da parceria público-privada, Sorriso possa contar com mais um ponto de lazer e prática esportiva para as famílias sorrisenses, além é claro, de recuperar a natureza do local”, destaca Ari.