Para resolver a situação, no sábado (24), o mutirão de limpeza promovido pela Prefeitura, em que parte da mão de obra é composta por reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS), por meio do projeto Mão Amiga, será justamente no canteiro de obras da Escola Técnica.

“Vamos somar forças e limpar esta área para garantir um ambiente mais saudável e agradável para nossa comunidade, principalmente reduzindo o risco de incêndios”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, que visitou o local na manhã de segunda-feira (19), junto com o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Milton Geller, que conduz os mutirões realizados em parceria com as pastas de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) e Agricultura e Meio Ambiente (Sama), e apoio do Poder Judiciário, que libera reeducandos para o trabalho.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), o Governo do Estado deve concluir, ainda neste mês, o processo de rescisão de contrato com a empresa que estava tocando a obra até 2018, quando foi paralisada depois de ter sido retomada em 2017. O empreendimento, que começou a ser edificado ainda em 2009, ficou oito anos parado. Em 2017, a obra foi retomada, mas novamente parou em 2018.

Com recursos já garantidos para concluir a empreitada, a Secitec, via assessoria, informou ainda que um novo processo licitatório deve ser realizado em agosto e a expectativa é que 2021 termine com operários trabalhando no local.

O projeto original da unidade prevê a construção de 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial, um auditório com capacidade para 150 pessoas, quadra poliesportiva, biblioteca, centro de convivência (refeitório e jardins), além de salas para os setores administrativos e pedagógicos, totalizando 5.537 m²  de área construída.