“Com o passar do tempo as pautas foram mudando. Antes discutíamos a questão de gênero, hoje debatemos o protagonismo da mulher nas mais variadas funções, isso inclui, obviamente, a área da advocacia”, disse ao revelar que atualmente as mulheres representam 62% do número de profissionais inscritos nos quadros da OAB. Essa predisposição também se estende ao município de Sorriso que atingiu a marca de 362 advogadas.

“Ainda que num primeiro momento essa mudança tenha sido motivada pela exigência de cotas, atualmente as mulheres chegam ao poder por meio de suas habilidades e características próprias. “Não lutamos pela igualdade, mas, sim pelo equilíbrio entre as relações profissionais” reitera a advogada ao afastar qualquer tendência revanchista.

“Ainda vivemos resquícios do sistema patriarcal. Nós mulheres ainda precisamos assumir dupla e até tripla jornada para nos mantermos no mercado de trabalho. Portanto, essa bandeira é uma vigilância eterna para que sejamos respeitadas em todos e quaisquer cargos que nos propusermos a ocupar”, assinala.

O posicionamento da represente de classe foi endossado pelo secretário de Administração, Estevam Hungaro Calvo Filho. Segundo ele, a inserção da data no calendário oficial de eventos do Município viabiliza a destinação de recursos para campanhas e ações de valorização da mulher advogada.

“O direito é o instituto que regula a vida em sociedade. A vinda de novas instituições de ensino e a abertura de novas turmas do curso de bacharelado em direito são reflexos do desenvolvimento de Sorriso. Ao instituir o Dia da Mulher Advogada, o Município também está incentivando milhares de estudantes. É como se disséssemos a cada uma delas; ei, não desista, nós estamos com você!”, assegura Estevam que também integra o quadro de inscritos da 17ª Subseção da OAB de Sorriso.