Nesta semana, a Prefeitura de Sorriso deve fazer, oficialmente, a entrega da obra de iluminação do perímetro urbano da BR 163 para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Segundo o secretário-adjunto de Fazenda, Helder Umburanas, responsável pelo setor de Convênios do município, os constantes furtos de cabos acabaram prolongando o serviço no local, pois, além de repor os cabos e equipamentos furtados, há todo o trabalho para recuperar as estruturas danificadas.

“A equipe técnica já finalizou toda a estrutura, que passou por manutenção e agora, finalmente pode ser oficialmente entregue para que o convênio com o DNIT possa ser concluído, visto que a gestão da manutenção é do município”, destaca.

Em reunião com o prefeito Ari Lafin, Helder também apresentou o andamento de outros convênios que estão sendo conduzidos juntos às esferas estadual e federal e que demandam gestão efetiva do município. “Estamos cobrando insistentemente o Governo do Estado para que faça a drenagem do acesso ao Residencial Mário Raiter, visto que a iluminação do local já foi concluída pelo município”, pontua o gestor, lembrando que o convênio 002/2015, firmando com o Estado previa, em seu escopo, três itens: drenagem, pavimentação e iluminação do local.

“Este trabalho desenvolvido pela equipe de Convênios é fundamental para o destravamento de uma série de processos desenvolvidos em parceria com outras esferas governamentais, como foi o caso, recentemente, da liberação da pavimentação da Avenida Noêmia Tonello Dalmolin e da Perimetral Sudoeste”, lembra o prefeito, que também solicitou que Helder verifique a situação de outras duas obras: a Escola Técnica e o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Não temos gestão direta sobre estas obras, mas, como prefeito, sei da importância para os nossos cidadãos, por isso, entendo que é necessário acompanhar o andamento delas”, comenta.

Outros dois processos que são frutos de convênio são as obras de dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), um no bairro Rota do Sol e outro no bairro Nova Aliança. “Estas obras estão sendo acompanhadas e a expectativa é que sejam concluídas até o fim deste ano”, relata Umburanas.