Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Agricultura e precisão

Município busca recursos para aquisição de drone que deve ser usado na pulverização de pequenas propriedades

Publicado em 27 de outubro de 2023 às 11:21

Precisão na pulverização das pequenas propriedades rurais. Foi com esse objetivo que o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Marcelo Lincoln esteve ontem, 26 de outubro em Cuiabá. Na capital estadual visitaram o deputado Diego Guimarães para garantir uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para a aquisição de um drone que será usado exclusivamente na pulverização de pequenas propriedades rurais.

“Recebemos o apoio do vereador Acácio Ambrosini que foi quem agendou a visita ao deputado Diego Guimarães, a quem agradecemos muito, pois saímos da reunião com a garantia do recurso para a aquisição do drone; como contrapartida o Município irá disponibilizar o software e será responsável pela operação do drone”, explica Lincoln.

O secretário ressalta que assim que o Município receber o equipamento, as regras para uso serão formalizadas pela Administração Municipal. “A meta é auxiliar pequenos produtores, a agricultura familiar, por exemplo, com a pulverização das pequenas propriedades, em especial em locais que o trator não chega para realizar o serviço”, destaca.

Lincoln completa que o drone é uma ferramenta de pulverização que traz benefícios imediatos, como tirar o aplicador de dentro da lavoura no momento da aplicação, principalmente aqueles que usam o pulverizador costal.

Outras situações, como não causar amassamento da cultura; não depender das condições do solo para entrar na lavoura; utilizar menos água; não utilizar combustíveis fósseis; rapidez de aplicação em pequenas áreas; complementar a pulverização tratorizada e agir com aplicação localizada, de acordo com mapas de aplicação, são possíveis. “Teremos a agricultura de precisão aplicada às pequenas propriedades, o que é um ganho real para todos os produtores”, finaliza.

Texto: Claudia Lazarotto

SIC