Mais que realizar o sonho da casa própria, os sorrisenses beneficiados com uma residência por meio do Programa Federal Minha Casa, Minha Vida, também participam de atividades que têm como objetivo estimular a cidadania, o cuidado com o meio ambiente e também com o patrimônio.

Para tanto, amanhã (18), às 19 horas, os moradores do Residencial São Francisco participam da palestra “Transformando realidades por meio da mobilização e organização comunitária”. O evento será realizado na Rua Gravataí. A mesma palestra será ministrada aos moradores do Residencial Santa Cecília, na quarta-feira (19), às 19 horas, no Clube dos Idosos do distrito de Boa Esperança do Norte.

O trabalho social nestas duas unidades habitacionais teve início no mês passado e, ao longo de nove meses, profissionais da empresa Engearte, contratada por meio de licitação para a execução do projeto, desenvolverão atividades ligadas à mobilização comunitária. Na programação, constam palestras com temáticas voltadas à alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos, cuidados com a residência e com o bairro, tolerância e respeito à diversidade, preservação ambiental, planejamento financeiro, e combate e prevenção ao uso de drogas. Os moradores também contarão com oportunidades ligadas à geração de renda. Para tanto, serão ministrados cursos de informática básica, em parceria com o Senai; manicure e pedicure, em parceria com o Senac;  e fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza.

O Residencial Santa Cecília, que conta com 80 casas, foi entregue em outubro de 2014. Já o Residencial São Francisco, com 248 residências, foi entregue em outubro de 2013. A mobilização social integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida, viabilizado financeiramente, nestes dois residenciais, por meio da Caixa Econômica Federal.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Cidade, é parceira da iniciativa. Cabe à Prefeitura o acompanhamento do trabalho social, de forma a ofertar às famílias beneficiadas pelo programa habitacional oportunidades de melhoria da qualidade de vida.