Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A vacinação contra a covid-19 em gestantes sem comorbidades está suspensa. A suspensão se deu pela Nota Técnica 651/2021 emitida pelo Ministério da Saúde em 19 de maio. Desde então a recomendação do MS é que sejam imunizadas somente gestantes e puérperas que apresentam comorbidades. Além disso, a NT 651/2021 também prevê que esse grupo seja vacinado ou com doses da Coronavac/Sinovac/Butantan ou Pfizer/Wyeth.
“Amanhã iremos receber 2,2 mil doses de imunizantes; 404 delas da Pzifer que já estão reservadas para a imunização ou de gestantes ou de puérperas com comorbidades; as outras 1,8 mil doses são da AstraZeneca”, frisa o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro. “Vamos seguir a orientação do Ministério da Saúde e nesse momento somente iremos imunizar gestantes e puérperas com recomendação médica” detalha.
No Município, o uso do imunizante AstraZeneca foi suspenso ainda em 10 de maio seguindo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que emitiu uma nova Nota Técnica na data recomendando a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. De acordo com a Anvisa, a indicação é que a bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), e, no caso, a bula não recomenda a imunização de gestantes. Conforme informações do Ministério da Saúde, a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país.
Confira a Nota Técnica 651/2021 na íntegra em anexo:
https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/maio/19/nota-tecnica-651-2021-cgpni-deidt-svs-ms.pdf
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).