Em pauta, a lei que regulamenta a profissão de educação física e a importância do registro dos profissionais no Conselho Regional. “O CREF atua de forma pontual, com o objetivo de fiscalizar os exercícios da profissão em todo o Estado. Nosso objetivo é promover os deveres e defender os direitos da classe. Nosso Conselho passou por uma reestruturação e hoje temos uma estrutura apta a receber os profissionais e oferecer apoio de maneira humanizada” disse o presidente.

De acordo com o vice-presidente da entidade, o Conselho conta hoje com seis mil profissionais registrados devidamente ativos. Segundo ele, a função do órgão não é só formalizar o registro dos profissionais, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades; mas também orientar os gestores dos municípios no sentido de fazer cumprir as determinações legais. “Estamos trabalhando para que todos os profissionais de educação física se credenciem. Percebemos que Sorriso respeita a legislação e exige o registro de seus profissionais de educação física no CREF. Há municípios que ainda relutam neste sentido”, frisou Antônio.

“Nossa preocupação é que os profissionais de educação física estejam registrados para que possamos não só apoiar, mas também acompanhar a atuação deles e, caso seja constatada alguma conduta fora do Código de Ética, possam ser punidos. Não temos só o papel de regulamentar a profissão, mas também ir em defesa da sociedade. Por isso este trabalho de conscientização nos municípios”, complementa o Agente de Orientação e Fiscalização.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, a rede municipal de ensino de Sorriso conta hoje com 166 profissionais de educação física e, desde 2017, o Município solicita o registro no CREF para os profissionais que assumem vagas em teste seletivo ou concurso público. “Entendemos que o Conselho tem uma função importante, porém acredito que além de fiscalizar e cobrar a legalização se faz necessário também um trabalho de conscientização dos profissionais sobre a importância que eles têm na formação dos alunos, principalmente na educação infantil”, disse.

Lúcia destacou ainda que o Município oferece formação continuada quinzenal os profissionais, por meio do Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso (Cemfor). “Temos profissionais ótimos na rede municipal, porém sempre nos preocupamos em oferecer formação por entendermos que o trabalho deve ser contínuo. Acredito que o Conselho Regional também deva trabalhar isso com os profissionais, buscando a excelência”, frisou.

“Todos os professores de educação física que atuam na Secretaria de Esporte e Lazer são credenciados no CREF. Somos parceiros desta instituição e consideramos muito importante a organização do Conselho, no sentido de fiscalizar a atuação destes profissionais e trazer benefícios à classe”, salientou Júnior Brandão, que também tratou com o grupo sobre diversos assuntos relacionados ao esporte, nas esferas estadual e federal.

Em sua fala, o vice-prefeito lembrou o respeito que a gestão tem por todos os profissionais da educação. “Ouvimos todos os nossos professores e, na medida do possível, buscamos atender as demandas da classe. Sabemos a importância que o professor de educação física tem hoje na formação de nossas crianças e vemos como muito importante a regularização da profissão e a valorização destes profissionais”, finalizou Gerson.