Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Nesta quarta-feira, 14 de setembro, haverá alteração no atendimento médico das Unidades de Saúde da Família do Município. Isso porque os 28 médicos que atuam nas USFs participarão de um curso on-line sobre “Cardiopatias na Infância: diagnóstico na Atenção Primária”. Quem ministrará a formação é a médica cardiologista e especialista em cardiologia pediátrica e ecocardiografia, Daniela Maria Rossetto. A formação terá início às 9 horas e deve se estender até às 11 horas; cada médico acompanhará o curso da sua própria unidade.
A enfermeira de Atenção Primária, Cátia Luciano, explica que haverá sim uma alteração no atendimento. Contudo, é por um bom motivo já que o curso visa aperfeiçoar o atendimento às crianças que apresentam cardiopatia ou que tenham suspeita e que são atendidas pela rede de saúde pública do Município. “Pedimos a compreensão de todos, pois essas atualizações são necessárias para que os profissionais ofertem o melhor atendimento possível aos nossos pequenos”, completa.
A palestra é ofertada pelo Núcleo de Telessaúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e em Sorriso será realizada em parceria com a Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas). A palestra integra uma séria de formações on-line que teve início ainda no dia 16 de agosto.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).