O projeto “Boca Saudável, Sorriso Feliz” está sendo promovido nas 33 unidades escolares municipais de Sorriso, 12 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e 21 escolas. No total, 13.098 alunos receberam e vão receber (ontem e hoje – 30 e 31) orientações práticas, com escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor, além de ganhar uma escova dental de presente.

O projeto é da Secretaria de Saúde e Saneamento, por meio da equipe de Saúde Bucal, em parceira com a Secretaria de Educação e Cultura. “Nosso objetivo com este projeto é levar conhecimento sobre causas e consequências das doenças bucais, destacando a importância das crianças adquirirem o costume de escovar os dentes da forma correta, trabalhando assim a prevenção e a manutenção da saúde bucal, que se reflete em todo o organismo”, explicou a dentista Tatiane Tremea, que coordena o departamento de Saúde Bucal.

A ação, que contou com o trabalho conjunto de 26 dentistas, além de auxiliares e agentes de saúde das unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) do município, é desenvolvida nas unidades escolares a cada três meses. O flúor tópico, na forma de gel, é aplicado diretamente sobre o dente por alguns minutos. “Procuramos motivar os alunos a escovar os dentes de forma correta, incentivando-os a desenvolver bons hábitos de higiene bucal e alimentação saudável, proporcionando uma melhor preservação da saúde bucal e do sorriso”, ressaltou a coordenadora, reforçando que é muito gratificante conferir o êxito deste trabalho, fruto de um esforço coletivo, tanto da equipe da Saúde quanto da Educação.